A jornalista Maria Beltrão, de 53 anos, foi escolhida pela Globo para comandar a transmissão do Oscar 2025. Entretanto, a decisão não agradou aos fãs de cinema. O motivo das críticas é o pai dela, Hélio Beltrão, e sua relação com a ditadura militar.
Ainda Estou Aqui conta a trajetória da família Paiva durante a ditadura; conheça também as histórias de Ilda Brandle, Orlando da Cunha e Celso Lungaretti
Hélio Beltrão foi ministro do Planejamento na ditadura militar. Em 1968, votou a favor do Ato Institucional Número 5 (AI-5), que representou o momento de maior endurecimento da repressão aos opositores.
A Globo negociou os direitos de exibição do Oscar 2025 após Fernanda Torres vencer a categoria de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro. No filme, dirigido por Walter Salles, ela interpreta Eunice Paiva, uma mulher que comanda uma busca implacável para encontrar o marido, Rubens Paiva (Selton Mello), que desapareceu na ditadura.
Nas redes, mas principalmente no X (antigo Twitter), a escolha de Maria Beltrão não foi bem recebida. Para alguns internautas, é incoerente que a filha de Hélio Beltrão ancore uma transmissão do Oscar, visto que Ainda Estou Aqui representa uma crítica ao passado político do pai. Confira reações coletadas pelo Terra na rede social:
- “Como a TV Globo escolheu a filha de um signatário do AI-5 para apresentar o Oscar, que pode premiar Ainda Estou Aqui? Escárnio”, criticou um usuário.
- “Ela ser filha de um signatário do AI-5 não diz nada sobre ela. O que diz muito são as falas elitistas e reacionárias dela. Infelizmente, ela e o irmão continuam a mesma ideologia do pai!”, escreveu outro usuário da rede.
- “Maria Beltrão é uma jornalista competente e não representa as atitudes de seu pai. Se for para caçar fantasmas, que comecem com os responsáveis pelo golpe de 8 de janeiro”, defendeu um internauta.
- “Ela já apresenta o Oscar há décadas. A Globo adora uma polêmica, e qualquer evento de grande visibilidade gera repercussão, seja positiva ou negativa", apontou outro.
Oscar 2025: quais são as chances do Brasil?
O Brasil foi indicado ao Oscar 2025 nas categorias Melhor Atriz, Melhor Filme e Melhor Filme de Língua Não Inglesa.
A imprensa especializada, como Variety e The Hollywood Reporter, aponta que Ainda Estou Aqui tem maiores chances de ganhar o prêmio na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa, na qual compete com A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).
Impactada pelos incêndios em Los Angeles, nos EUA, a premiação do Oscar 2025 sofreu algumas mudanças em seu cronograma. O almoço com os indicados, programado para fevereiro, por exemplo, foi cancelado. A premiação técnica e científica foi adiada e não tem nova data para ocorrer. Já a 97ª cerimônia de entrega dos prêmios, por sua vez, continua prevista para 2 de março, domingo de carnaval, em LA.
A reportagem do Terra tentou contato com a equipe de Maria Beltrão para comentar o assunto. Entretanto, até a publicação desta matéria, não houve retorno. O espaço continua aberto para futuros pronunciamentos.