Presente no Festival do Rio 2025, In‑I in Motion é um documentário dirigido por Juliette Binoche, uma produção que revisita o processo criativo do espetáculo de dança In-I - concebido pela atriz/cineasta em parceria com o coreógrafo Akram Khan, em 2007.
Ao longo de aproximadamente duas horas e meia, Binoche propõe um mergulho íntimo nos bastidores, trazendo à tona os momentos de frustração, euforia e superação - bem como o desgaste físico e emocional que acompanha a construção de algo tão criativo.
Durante uma entrevista recente realizada junto ao AdoroCinema, a musa compartilhou conosco sua relação com o audiovisual brasileiro, revelando, inclusive, ter uma parente nascida no Brasil. No decorrer da conversa, ela afirmou ser entusiasta do diretor Walter Salles (Ainda Estou Aqui), assim como de Kleber Mendonça Filho (Bacurau).
"Não conheço a história do cinema brasileiro. E me arrependo porque gostaria de conhecê-la", começou. "Conheço Walter Salles. Eu o conheço há muitos anos, mais de 30 anos. E tivemos dois projetos juntos que não aconteceram. Mas talvez a gente faça. Vamos ver", acrescentou.
Ela ainda completa:
"Eu amo os filmes do Kleber Mendonça Filho, é claro. E eu estou pensando em uma história que gostaria de contar porque minha tata tata tata tata tataravó era brasileira. Então, há algum tipo de conexão que eu gostaria de explorar."
Confira a entrevista completa abaixo:
Artigo original publicado em AdoroCinema
Festival do Rio 2025: 5 filmes brasileiros imperdíveis na programação do evento carioca
Festival do Rio 2025: 5 filmes LGBTQIAP+ que serão exibidos durante o grande evento carioca