Oferecimento

James Cameron revela duração de 'Avatar 3' e retorno de criatura importante

Sequência de Avatar (2009) e Avatar: O Caminho da Água (2022) está prevista para chegar aos cinemas brasileiros em dezembro

2 out 2025 - 10h02

O diretor James Cameron (Titanic) confirmou que Avatar: Fogo e Cinzas, terceiro capítulo da franquia bilionária da 20th Century Studios, terá quase três horas de duração. Segundo ele, a decisão veio após refilmagens que adicionaram um detalhe essencial à jornada de Jake Sully, personagem de Sam Worthington (Fúria de Titãs).

James Cameron revela duração de 'Avatar 3' e retorno de criatura importante (Divulgação/20th Century Studios)
James Cameron revela duração de 'Avatar 3' e retorno de criatura importante (Divulgação/20th Century Studios)
Foto: Rolling Stone Brasil

Em entrevista à Variety, Cameron contou que sentia uma "estranheza" na narrativa original e resolveu revisitar um elemento clássico do primeiro filme: o Toruk, a imponente criatura alada que Jake domina no clímax de Avatar (2009).

Publicidade

"Eu sempre fiquei esperando pela pergunta: 'Por que Jake não simplesmente vai buscar o grande pássaro vermelho e elimina todo mundo como fazia antes?'", explicou o cineasta. "Isso não existe em O Caminho da Água, e não existia em Fogo e Cinzas. Então pensei: ele precisa buscar o pássaro. Pegue o Toruk."

Cameron revelou que decidiu filmar duas ou três novas cenas em torno dessa ideia, reorganizando a narrativa e descartando outras partes do corte inicial. O acréscimo, segundo ele, foi bem recebido pelo elenco: "Funcionou lindamente, e os atores ficaram super empolgados com a ideia. É como: 'Ok, isso faz sentido'."

O que esperar de Avatar: Fogo e Cinzas?

Detalhes sobre a história de Avatar: Fogo e Cinzas ainda não foram revelados, mas James Cameron adiantou o que podemos esperar da novidade: "Fogo pode representar ódio, violência, trauma, possível abuso de poder. Cinzas representam as consequências de toda essa energia, que é o luto e ter que viver com o que você fez", elucidou o cineasta.

A novidade é uma sequência direta de Avatar: O Caminho da Água, lançado em 2022, que mostrou Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldaña) como pais. Com os riscos ainda mais altos, principalmente com os filhos ansiosos para seguirem os seus passos, eles precisam tomar uma difícil decisão para proteger a família.

Publicidade

Além de Sam WorthingtonZoë Saldaña Sigourney Weaver, outros veteranos da franquia, como Joel David Moore, Giovanni Ribisi e Stephen Lang, também devem retornar em Avatar: Fogo e Cinzas, junto com Cliff Curtis (Fear the Walking Dead), Kate Winslet (Titanic), Edie Falco (Nurse Jackie), Jack Champion (Pânico VI), adicionados no segundo filme. Oona Chaplin (Game of Thrones) e Davis Thewlis (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) são as novidades no elenco.

Quando estreia Avatar: Fogo e Cinzas?

Além de dirigir, Cameron também é responsável pelo roteiro de Avatar: Fogo e Cinzas, que estreia em 18 de dezembro nos cinemas brasileiros, junto com Rick Jaffa Amanda Silver, colaboradores do cineasta no segundo capítulo de Avatar. Confira o primeiro trailer da novidade:

Fonte: Variety

Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações