Esse filme de guerra é considerado um dos filmes mais precisos da história do cinema: "Quando terminei de assisti-lo, entrei para o exército"

Ele se baseia, em parte, nas emoções do próprio diretor durante o conflito que vivenciou quando criança.

15 jun 2024 - 11h30

"Assim que terminei o filme, entrei na Internet e me alistei no Exército dos EUA. Nenhuma criança sob meu comando sofrerá isso novamente". Não sabemos se esse assinante do Letterboxd realmente se alistou logo após ver Vá e Veja, mas o filme dirigido por Elem Klimov é tão contundente que não duvidamos de sua palavra.

O filme de 1986 não só foi reconhecido como o melhor filme - de uma lista de 250 - pelos usuários do Letterboxd em 2022, como também é, para muitos, o retrato mais preciso e autêntico da guerra que se pode encontrar no cinema. A lista do Letterboxd é baseada nas classificações de todos os cinéfilos da plataforma. Até a chegada de Vá e Veja, O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, estava ocupando o primeiro lugar; em seguida, foi arrebatado por Parasita, de Bong Joon-ho. Agora, dois anos depois, Harakiri, de Masaki Kobayashi, é o filme mais votado.

Publicidade
Foto: Adoro Cinema

O filme conta a história de um garoto de 13 anos chamado Flyora Gaishun que, depois de desenterrar um rifle enquanto explorava com um amigo, é recrutado pelas forças soviéticas e retirado à força da casa de sua mãe. Assim, o jovem Flyora se torna um miliciano encarregado de tarefas braçais. Tentando escapar do horror, ele conhece Glasha, uma jovem adolescente que trabalha como enfermeira e que se tornará um apoio.

"Vá e Veja é um filme que considero quase impossível de analisar. D…

Leia o artigo em AdoroCinema

"Não pude acreditar": Clint Eastwood cometeu o maior erro de sua carreira neste filme de guerra

Publicidade

Este filme de guerra de Steven Spielberg é completamente subestimado e conta uma história muito especial

O melhor filme de guerra segundo Steven Spielberg: Quase ninguém conhece o épico de duas horas e meia

Nem De Repente 30, nem Demolidor: O maior filme de Jennifer Garner é um romance de guerra

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações