Dublador de 'Os Simpsons' alerta para uso de IA na série

Hank Azaria lamenta recurso da nova tecnologia na lendária animação: "Fico triste quando penso nisso"

6 fev 2025 - 13h08
Dublador de 'Os Simpsons' alerta para uso de IA na série
Dublador de 'Os Simpsons' alerta para uso de IA na série
Foto: The Music Journal

Nem a lendária série de animação Os Simpsons, que chegará ao seu final em 2025, poderá escapar dos recursos de inteligência artificial (IA) em sua dublagem. Pelo menos é que pensa o ator Hank Azaria, que trabalhou como dublador da série de Matt Groening.

Em uma entrevista ao ComicBook, Azaria falou sobre seu temor na utilização de inteligência artificial em Os Simpsons e revela tristeza ao recordar de seu trabalho e como ele pode ser "facilmente" substituído após muita dedicação.

Publicidade

"Eu imagino que, muito em breve, a inteligência artificial será capaz de recriar os sons das mais de cem vozes que eu criei para personagens nos Simpsons ao longo de quase quatro décadas. Fico triste quando penso nisso. Sem mencionar que parece simplesmente errado roubar minha imagem ou som — ou de qualquer outra pessoa", lamenta Hank Azaria.

Os Simpsons entrará em sua última temporada em 2025, depois de mais de 750 episódios exibidos. Atualmente, a série é distribuída no Brasil através da plataforma de streaming Disney+.

A nova temporada, a 36ª, ainda não tem uma previsão de estreia no país.

Disney anuncia o fim de 'Os Simpsons'

Após 36 temporadas, a lendária série de animação Os Simpsons chegará ao seu fim. O anúncio foi realizado pela Disney, que não apresentará um episódio de despedida para encerrar toda a trajetória do programa.

Publicidade

Os Simpsons teve sua estreia em 1989 e foi criada por Matt Groening. Com tantos anos em atividade, ela se tornou a série de animação de maior duração da história da TV mundial. Seus episódios sempre contaram com histórias regadas à críticas sociais e humor ácido.

Disney considerou o fim da série estrelada pelos personagens Homer, Marge, Baart, Lisa e Maggie depois de muitos anos discutindo sua relevância em meio à um mercado de entretenimento que segue em constante mudança.

Sem episódio de despedida

Além disso, a empresa não quer um episódio de despedida dos Simpsons pelo motivo de que manter a essência da série e pelo seu apelo de continuidade: "Não queremos que Os Simpsons tenha um ponto final, porque a vida continua. Os personagens seguirão vivendo no coração dos fãs", disse um porta-voz da Disney.

Ao todo, foram mais de 700 episódios exibidos, uma trilha sonora lançada no inicio dos anos 1990 e até um longa-metragem. O apelo deste desenho animado entrou, definitivamente, para a cultura pop mundial.

Publicidade
The Music Journal Brazil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações