Disney+ vai apertar o cerco sobre compartilhamento de senhas em setembro, revela CEO

A repressão ao compartilhamento de senhas da Disney começa "a sério" em setembro, segundo o próprio chefão, Bob Iger

8 ago 2024 - 05h49
(atualizado às 16h02)
Foto: Disney / Canaltech

O combate ao compartilhamento de senhas de assinantes de plataformas de streaming com terceiros sempre foi considerado prioridade na Netflix, e, no ano passado, também começou a ser monitorado de maneira mais rigorosa pelo HBO Max, atualmente Max. O Disney+, que sempre "pegou mais leve" sobre o assunto, agora diz que a repressão a essa atividade começará "a sério" em setembro. 

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Até o começo deste ano, a Disney parecia nem ligar para o compartilhamento de senhas. Contudo, a competição está cada vez mais acirrada no setor, e o mundo ainda vive um momento de recessão pós-pandemia. 

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Conforme o portal The Verge, durante uma teleconferência sobre o balanço trimestral da companhia, realizada nesta quarta-feira (7), o CEO Bob Iger, avisou que o monitoramento será mais severo a partir do próximo mês –além de anunciar o aumento dos planos do Disney+ e do Hulu nos Estados Unidos.

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Em fevereiro, a Disney anunciou planos para lançar o compartilhamento pago, e também começou a notificar os usuários sobre a mudança. Depois disso, a companhia testou essa mesma novidade em alguns países, sem avisar quando chegaria aos Estados Unidos.

Vale destacar que a tática segue o mesmo modelo implantado pela Netflix no ano passado, quando passou a cobrar US$ 7,99 extras por mês para adicionar outra pessoa à sua conta.

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O compartilhamento pago foi bem aceito nos países testados, de acordo com o chefão da Disney, Bob Iger (Imagem: Reprodução/Disney)
Foto: Canaltech

Agora fica mais claro que a fase de testes acabou. "Não tivemos nenhuma reação negativa às notificações [de compartilhamento pago] que foram enviadas e ao trabalho que já estávamos fazendo", disse Iger na reunião de hoje. Ou seja, deveremos ter muito em breve a opção de compartilhamento pago sendo amplamente adicionada no Disney+ em todo o mundo. 

Ainda não há mais detalhes de como será esse monitoramento, com mais possível aumento de notificações sobre a atividade; e as possíveis punições, a exemplo de restrição de uso ou até suspensão de conta em identificação positiva. Isso deve ser comentado em breve.

O objetivo, claro, é aumentar a receita. Com Disney+, Hulu e ESPN Plus apresentando lucro pela primeira vez neste trimestre, a Disney provavelmente busca manter essa lucratividade com aumentos de preços e compartilhamento pago.

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