Oferecimento

A surpreendente resposta de Fernanda Montenegro sobre vitalidade aos 95 anos

Atriz brasileira revela como se manter ativa mesmo com a idade avançada e dá a "receita" para não se render ao cansaço do corpo

13 out 2025 - 18h06

Fernanda Montenegro chegou aos 95 anos em plena atividade. Lúcida como poucos e com o status de referência não apenas no âmbito das artes cênicas, mas como ser humano.

Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro
Foto: Leila Fugii / Rolling Stone Brasil

Nos dois últimos anos, ela adicionou mais três filmes a seu invejável currículo: Ainda Estou Aqui, de 2024, e Vitória e Velhos Bandidos, ambos de 2025.

Publicidade

No Festival do Rio, participou da exibição em versão restaurada de Gêmeas (1999). No filme em questão, trabalhou pela primeira vez ao mesmo tempo com a filha Fernanda Torres e o genro Andrucha Waddington.

Após a sessão, bateu um breve papo com Raquel Carneiro, da coluna Em Cartaz, da Veja. Questionada sobre o segredo para tamanha vitalidade, respondeu:

"Todo dia, acorde, levante e dance. Não podemos parar. Aos 95 anos, meu corpo pede pra ficar deitado. Mas eu não me rendo."

E acrescentou:

"E eu ainda tenho as demandas de uma mulher de 95 anos. Tenho médicos, exames, tenho que fazer a unha."

Fernanda Montenegro e a vocação

Indicada ao Oscar de Melhor Atriz por Central do Brasil (1998), Fernanda Montenegro viu em 2025 a filha também concorrer ao prêmio com Ainda Estou Aqui.

Publicidade

Considerada um dos maiores nomes da dramaturgia no Brasil e no mundo, Fernanda Torres deu ainda outro conselho valioso:

"Na vida, temos que encontrar nossa vocação. Se você já encontrou, se agarre a ela."

O filme Gêmeas

Veja, abaixo, a sinopse do filme Gêmeas (via AdoroCinema):

"A história é ambientada no inicio da década de 80 e se passa em um bairro de classe-média do Rio de Janeiro: as irmãs gêmeas idênticas Iara e Marilena (Fernanda Torres) vivem pregando peças nos homens, fazendo-se passar uma pela outra, para desespero de seu pai, Dr. Jorge (Francisco Cuoco). Marilena é bióloga. Iara, como sua mãe (Fernanda Montenegro), é costureira. Um dia Marilena conhece Osmar (Evandro Mesquita), dono de uma auto-escola, por quem se apaixona à primeira vista. O mesmo, entretanto, acontece com Iara, que decide seduzir o namorado da irmã sem que este (e esta) saiba. Tem início uma intensa rivalidade entre as irmãs, em busca do amor de Osmar, que irá trazer à história um desfecho surpreendente."

Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações