Sesc exibirá filmes africanos em mostra online e gratuita

Evento traz longas e curtas contemporâneos inéditos do continente africano

17 set 2021 - 14h39

O Sesc São Paulo promove, de 1 a 10 de outubro, a Mostra de Cinemas Africanos (MCA), que exibe 30 títulos de ficção e documentário de 16 países, a maioria inéditos no Brasil. As exibições acontecem na plataforma Sesc Digital e contam com o apoio da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français.

Filme de abertura do festival será 'Juju Stories', do coletivo nigeriano Surreal 16
Filme de abertura do festival será 'Juju Stories', do coletivo nigeriano Surreal 16
Foto: Divulgação/Pounds Production

Entre os destaques da programação estão exemplos recentes do cinema de gênero da África do Sul, Nigéria e Uganda, e curtas dirigidos por mulheres, com uma mostra competitiva simultânea com o Benin e uma seleção de produções árabes do norte da África. Um curso gratuito ministrado por Jusciele Oliveira, que lança luz sobre o tema, também integra o evento.

Publicidade

Na abertura do evento, será exibido o longa "Juju Stories" (2021), escrito e dirigido pelo novo coletivo de cinema nigeriano conhecido como Surreal 16. "Em geral se vincula a ideia de cinema africano a filmes de arte ou política e sempre queremos quebrar esses estereótipos", explica Ana Camila Esteves, que divide a curadoria com Beatriz Leal Riesco.

Longa 'Flatland' mostra jornada de autodescoberta de três mulheres diferentes
Foto: Divulgação/Flatland Productions

Da África do Sul vêm o road movie feminista "Flatland" (2019), de Jenna Bass, e o policial ambientado no mundo do boxe "Knuckle City" (2019), de Jahmil X.T. Qubeka. Entre os títulos de destaque estão o drama nigeriano "Para Maria" (2020) sobre depressão pós-parto, de Damilola Orimogunje; o suspense ugandês "A Garota do Moletom Amarelo" (2020), de Loukman Ali; e o sobrenatural "Você morrerá aos 20" (2019), de Amjad Abu Alala, do Sudão.

"Os gêneros cinematográficos africanos são comuns e bem particulares. Não seguem a lógica de Hollywood, por exemplo", aponta Ana Camila. Todos os filmes da mostra ficam disponíveis apenas em território brasileiro e serão exibidos durante toda a semana do festival.

Serviço

Publicidade

Mostra de Cinemas Africanos

Quando? De 1 a 10 de outubro de 2021

Online e gratuito no Sesc Digital

Mais informações em mostradecinemasafricanos.com

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se