Richard Gere irá testemunhar contra ex-ministro na Itália

Ator de Hollywood irá depor contra líder da extrema-direita, Matteo Salvini, em processo que proibiu o desembarque de imigrantes, em 2019

27 set 2021 - 14h44
(atualizado às 15h48)
Foto: Instagram/Open Arms / Pipoca Moderna

O ex-ministro do Interior da Itália e líder do partido de extrema-direita Liga, Matteo Salvini, afirmou no fim de semana que o ator norte-americano Richard Gere ('Chicago') será testemunha no processo em que é réu por sequestro de pessoas e prevaricação. 

O processo se refere à proibição do desembarque de 147 migrantes que estavam no barco da ONG espanhola ProActiva Open Arms em em agosto de 2019, quando Salvini fazia parte do governo.

Publicidade

"Richard Gere vai testemunhar contra mim. Eu o conheço como ator, mas não entendo que tipo de lição ele possa me dar, aos italianos e italianas sobre as nossas regras e as nossas leis. Se alguém quer transformar o processo em um espetáculo e quer ver o Richard Gere, que vá ao cinema, não ao tribunal", disse Salvini durante um evento em Assis. 

Ele aproveitou para ironizar a presença do ator no tribunal, afirmando que vai aproveitar "para pedir um autógrafo para levar para minha mãe".

Ministro do Interior entre junho de 2018 e setembro de 2019, Salvini endureceu as políticas migratórias do país com a instituição de dois Decretos de Imigração e Segurança, que ficaram conhecidos como "Decretos Salvini". As leis estabeleciam restrição de estadia na Itália por motivos humanitários, multas que chegavam a 1 milhão de euros para ONGs que navegassem sem permissão nas águas territoriais do país e prisão em flagrante de comandantes de embarcações que desafiassem as regras nacionais.

Publicidade

Os "Decretos Salvini" foram revogados logo após a Liga deixar a coalizão governista que dava apoio ao então primeiro-ministro Conte.

Apesar da sua presença no julgamento não ter sido confirmada pelo tribunal ou pela ONG, Gere foi uma das vozes internacionais contrárias a esses decretos.

O ator chegou a ir a um dos barcos que estavam impedidos de atracar na Itália - além da Open Arms, outras embarcações também foram bloqueadas - para levar alimentos e prestar ajuda humanitária, e criticou nominalmente Salvini.

À época, o então ministro mandou o ator "levar todas as pessoas a bordo e colocá-las em suas mansões".

Publicidade

O julgamento que contaria com Gere está marcado para o dia 23 de outubro em Palermo.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se