Patrocínio

Quem são os 10 vilões mais poderosos da Marvel

Tanto quanto seus heróis, a Marvel tem uma galeria bastante vasta de vilões icônicos capazes de moldar a realidade e apagar a existência

12 ago 2022 - 00h21
(atualizado às 10h35)

Ao longo de seus mais de 60 anos de história, a Marvel criou não apenas heróis icônicos, mas vilões igualmente interessantes. Afinal, o valor de um herói é medido pelo desafio oferecido pelo seu adversário — e, nesse caso, não faltam inimigos de peso na Casa das Ideias.

De ameaças cósmicas a demônios ancestrais, passando por viajantes temporais que têm a chave do passado e do futuro, não foram poucas as vezes que o mundo está prestes a ser destruído, forçando heróis e equipes bastante distintas a juntarem forças. É o tipo de perigo recorrente das HQs que a gente adora ler.

Publicidade

Por isso mesmo, sempre surge aquela dúvida de qual o vilão mais poderoso. E a Marvel tem uma galeria de criminosos e tiranos tão vasta e versátil que perfeita para animar qualquer discussão entre fãs.

10. Magus

Foto: Marvel Comics / Canaltech

O que acontece quando o ser humano perfeito é corrompido e todo o seu poder cósmico é revertido para o mal? É essa a história do vilão Magus, a contraparte maligna de Adam Warlock, o Jesus da Marvel.

Adam Warlock foi criado artificialmente para ser o indivíduo perfeito, além de qualquer falha e corrupção. Equipado com a Joia da Alma, ele se tornou a personificação do que é ser o herói. Até que precisou encarar aquele que se tornou seu maior inimigo: ele mesmo.

No caso, Magus era uma versão sua vinda do futuro e que mostrava o que acontecia quando todo o seu potencial heróico sucumbia ao mal e todo seu poder era usado para fins menos gloriosos. Ele era tão poderoso que construiu uma religião para si próprio, a Igreja Universal da Verdade, e a usou para formar um império galáctico.

Publicidade

Como se não bastasse, a única forma encontrada por Warlock para derrotá-lo foi se aliar a Thanos para alterar seu próprio futuro e, assim, acabar com a linha do tempo que Magus existia. Só que, mesmo assim, o vilão deu um jeito de voltar.

Provando que o destino é inexorável e que o mal sempre dá um jeito de voltar, a ameaça retornou outras vezes, sempre a partir da própria corrupção de Adam Warlock. Seja pelo medo de virar um vilão no futuro ou por algum estratagema de alguma contraparte de outra realidade, Magus sempre arranja um jeito de voltar e ameaçar a existência.

9. Massacre

Os anos 1990 foram bastante complicados para os quadrinhos, com algumas sagas bem questionáveis em termos de qualidade. E embora o arco Massacre Marvel seja uma dessas fases que o pessoal prefere não lembrar, não dá para negar que o seu vilão é um dos mais poderosos que já passaram pela editora, sendo responsável por mexer em todo o universo de formas significativas por um bom tempo.

No caso, Massacre nada mais era do que uma "fusão" do Magneto com o Professor Xavier, dois dos mutantes mais poderosos da Terra naquela época. Assim, era óbvio que o seu poder destrutivo seria imenso e somente uma ação em conjunto com todos os heróis da editora conseguiria dar um jeito nele — mas não sem algumas baixas.

Publicidade

Essa junção dos personagens começa depois de Magneto ser tratado como uma ameaça global ter sua maldade retirada por Xavier. Só que uma parcela do vilão passa a existir dentro da psiquê do Professor X, despertando todo um lado sombrio que o mentor dos X-Men tentava suprimir. O resultado, portanto, é uma ameaça maior do que qualquer outra que o universo Marvel havia enfrentado até então.

O vilão tinha poderes de nível cósmico que une não só os poderes dos dois mutantes como também a capacidade de absorver as habilidades dos oitros e até manipular a realidade. Assim, ele decide que o mundo não deve ser dominado nem por humanos e nem por mutantes, já que as duas raças tiveram as suas chances de provar seu valor e falharam. Assim, ele decide que vai apagar toda vida na Terra e é confrontado pelos X-Men, Vingadores, Quarteto Fantástico e até vilões como o Doutor Destino.

Ainda assim, Massacre se mostrou tão poderoso que ele só foi contido graças às habilidades de Franklin Richard, filho do Senhor Fantástico com a Mulher Invisível, que o mandou para outra dimensão — junto com alguns heróis, como Capitão América e Homem de Ferro, que se sacrificaram no processo.

8. Galactus

Um dos vilões mais icônicos da Marvel, o Devorador de Mundos é muito mais do que um gigante de saiote e balde na cabeça. Inimigo clássico do Quarteto Fantástico, ele é uma entidade cósmica que vaga pelo universo devorando planetas e se alimentando da energia vital de seus habitantes e do próprio mundo. Bem, desnecessário dizer por que ele é tão perigoso, não é mesmo?

Publicidade

O que torna Galactus um inimigo tão interessante é que ele foge bastante da velha construção do vilão maquiavélico que almeja o poder, a conquista ou qualquer coisa que o valha. Na verdade, ele é um ser tão poderoso e acima dessas motivações mundanas que ele parece responder apenas a esse seu instinto básico de se alimentar.

É claro que, ao longo dessas mais de seis décadas de história, Galactus já foi retratado de diversas formas, mas é justamente essa representação que faz dele uma espécie de força da natureza que mais chama a atenção.

Além disso, há o fato de ele sempre contar com um arauto, alguém que vai procurar mundos que possam servir de alimento para o gigante roxo. No caso, o mais famoso é o Surfista Prateado, um ser igualmente poderoso e que se vê envolto em questões existenciais graças às dubiedades de sua própria função.

7. Thanos

Eis um vilão que dispensa qualquer apresentação. Desde sua aparição no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês), Thanos se tornou uma das figuras mais conhecidas da cultura pop e um dos vilões mais conhecidos dos cinemas. Foram poucos aqueles que ameaçaram o universo na mesma escala que o Titã Louco e menos ainda conseguiram cumprir o plano.

Publicidade

Nos quadrinhos, o poder de Thanos não fica para trás — com a diferença de que ele nunca teve motivações supostamente nobres como equilibrar a vida com a quantidade de recursos. Em Desafio Infinito, por exemplo, ele reúne as Joias do Infinito e usa a Manopla para dizimar bilhões de vidas no universo apenas para impressionar a Morte, o grande amor da sua vida. Um motivo muito mais banal, mas que mostra que ele é capaz de se tornar um genocida porque tem poder para isso.

E ele se provou igualmente perigoso mesmo sem as Joias ou a Manopla. Sendo um dos Eternos — mesmo que rejeitado pelos seus irmãos —, ele sempre teve força o suficiente para ser uma dor de cabeça para os Vingadores, Quarteto Fantástico ou qualquer outro grupo que tentasse impedi-lo.

6. Beyonder

O Beyonder é uma entidade bastante particular dentro do universo Marvel. Ele surge inicialmente na primeira saga Guerras Secretas como sendo uma entidade que queria ver o circo pegar fogo: reuniu um bando de heróis e vilões, os colocou em um planeta qualquer e fez com que eles brigassem com a promessa de realizar qualquer desejo do vencedor.

Embora, na prática, ele não fosse mais do que uma criança brincando com bonequinhos, sua primeira aparição já mostrou o quanto ele era capaz de moldar a realidade e criar um mundo do zero só para realizar um capricho infantil. E não demorou para vermos que ele era capaz de muito mais.

Publicidade

Na versão de 2015 de Guerras Secretas — que deve servir de base para Vingadores: Guerras Secretas, que fecha a Fase 6 do MCU —, é revelado que há toda uma raça de Beyonders e que eles são seres que vêm de uma dimensão completamente alheia ao multiverso e que o simples fato de eles conseguirem acessar a linha temporal já mostra o quanto eles são poderosos.

5. Mefisto

O Demônio, o Tinhoso, o Capiroto, o Manda Áudio no Whatsapp, o Mochila de Criança. Mefisto é literalmente a versão Marvel do diabo e, assim como o Cramunhão da cultura popular e religiosa, ele existe para tentar os heróis, espalhar o caos, colocar o filho dos outros na droga e criar dores de cabeça sem qualquer razão aparente.

E por ser essa entidade que é quase como o mal encarnado, ele é capaz de qualquer coisa — inclusive de moldar a realidade. Na saga Um Dia A Mais, ele apagou o casamento de Mary Jane e Peter Parker só porque ele não gostava do casal e queria fazer uma afronta a Deus. De quebra, ainda fez o mundo esquecer a identidade secreta do herói, que passou por um reset em sua vida.

A influência do Sete Peles cósmico é tão grande que ele foi capaz de tentar até mesmo o próprio Thanos. Em Desafio Infinito, é Mefisto quem fica assoprando no ouvido do Titã Louco que ele deve matar galáxias para impressionar a Morte para, no fim das contas, revelar que o plano todo foi seu para brincar um pouco com a existência e com bilhões de vidas.

Publicidade

4. Kang, o Conquistador

A essa altura do campeonato, não há quem não conheça Kang, o Conquistador. O vilão é a próxima grande ameaça do MCU e o responsável por toda a bagunça da Saga do Multiverso que vai culminar em Vingadores: Dinastia Kang e Guerras Secretas. E, nos quadrinhos, ele é igualmente poderoso.

Isso porque ele é quase um senhor do tempo. Vindo de um futuro distante, o descendente de Reed Richards é tão inteligente quanto seu antepassado, mas muito mais cruel e ambicioso. Ao desvendar o segredo da viagem no tempo, ele passou a ser uma criatura onipresente, existindo em praticamente todos os pontos da História.

E é isso que torna Kang tão perigoso. Por mais que ele seja derrotado, outra versão vai surgir para causar mais problemas. E não são raras as vezes em que há mais de uma variante atuando ao mesmo tempo, o que faz com que seja quase impossível prever seus planos e de onde virá o próximo ataque.

Além disso, Kang é um dos poucos vilões da Marvel que realmente conseguiu dominar o mundo. Em Dinastia Kang, ele usou de sua inteligência superior, exército temporal e armas futuristas para neutralizar os Vingadores, destruir várias cidades no planeta e forçar uma rendição global. Durou pouco, é verdade, mas ele é um dos poucos personagens que sabem bem o quanto o tempo é relativo.

Publicidade

3. Fênix Negra

O herói que se torna vilão já é um clássico, mas poucos passaram por essa transformação de forma tão marcante quanto Jean Grey. Tudo isso graças a uma construção de personagem bem trabalhada que não só impactou as histórias como também mexeu com os leitores.

No início dos X-Men, Jean Grey era apenas a Garota Marvel, a heroína telepata do grupo. Contudo, com o tempo, ela passou a ganhar mais destaque e poder — principalmente ao ganhar um novo nível de poder ao adquirir poderes cósmicos. Só que ela logo perde o controle de toda essa força e a Fênix Negra desperta para seu verdadeiro propósito: consumir tudo e todos em suas chamas.

O poder da Fênix Negra está atrelado ao da Força Fênix, essa entidade cósmica que representa toda a vida do universo. E, assim como a figura mitológica, ela também é imortal, o que faz com que seja impossível derrotá-la de fato.

2. Korvac

Existem vilões que são tão poderosos que a única forma de lidar com eles dentro da cronologia das histórias é simplesmente esquecendo que eles existem. É o caos de Korvac, um dos inimigos mais terríveis já enfrentados pelos heróis da Marvel e que se mostrou quase imbatível. Afinal, como derrotar alguém capaz de moldar a existência à sua vontade?

Publicidade

Além disso, há o fato de que a história de Korvac é uma bagunça com alguns conceitos bem bizarros. Ele é um homem nascido no século 31 que foi transformado em "meio computador" e que arranja um jeito de voltar ao passado. Após absorver todo o conhecimento possível, se torna capaz de manipular a realidade e passa a fazer isso para dominar o mundo.

E seu nível de poder é tão grande que as grandes entidades da Marvel, como a Eternidade, Vigia, Odin e o próprio Mefisto, tiveram que se unir para tentar contê-lo — e, ainda assim, não conseguem. Trata-se de um vilão poderoso que só foi derrotado quando ele tira a própria vida depois de uma desilusão amorosa. Pois é.

1. Knull

Você certamente já ouviu a história de que, antes da criação do mundo, existia apenas o nada. Pois esse enorme vazio era o domínio de Knull, o grande deus do Caos e das Trevas do universo Marvel. Isso significa que ele existe desde o princípio de tudo, já que os seus domínios foram violados quando os Celestiais surgiram e criaram o mundo.

Mais do que isso, Knull é também o pai dos simbiontes. A icônica geleia negra que todo mundo acreditava ser uma raça alienígena se revelou como parte desse ser ancestral, o que faz com que a sua influência também esteja espalhada pelo universo e compartilhando de uma mesma mente.

Publicidade

Como se não bastasse, Knull também é responsável pela criação da Nescroespada, a lâmina matadora de deuses usada por Gorr em sua cruzada para matar toda e qualquer entidade classificada como divina.

Isso tudo já seria o suficiente para consolidar o ser como um dos mais poderosos de todo o universo. Contudo, o que acontece quando ele decide usar todos esses elementos para atacar todos os seres viventes e recuperar seu reinado do mais completo vazio? Apesar de esse ataque dos simbiontes não ser o momento mais brilhante da Marvel, demonstrou o quanto Knull pode ser poderoso.

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se