Patrocínio

Primeiras críticas de "Eternos" se dividem entre elogios e decepção

24 out 2021 - 21h41
Foto: Divulgação/Marvel Studios / Pipoca Moderna

As primeiras críticas de "Eternos", próximo filme da Marvel, que estreia em 4 de novembro no Brasil, começaram a ser publicadas neste domingo (24/10). E a reação ao longa dirigido pela vencedora do Oscar Chloé Zhao, diretora de "Nomadlands", não se mostrou tão entusiasmada quanto o marketing da Disney, sedento por frases de efeito, gostaria.

Todo a produção foi acompanhada por elogios internos, com o produtor Kevin Feige, chefão do estúdio, chegando a afirmar que o longa teria a fotografia mais bonita da Marvel e que Zhao traria seu "estilo exclusivo" para o filme.

Publicidade

No entanto, "Eternos" chegou com apenas 72% de aprovação no Rotten Tomatoes - nota que deve sofrer alteração e com certeza subirá conforme novas críticas foram disponibilizadas.

É muito significativo que não tenha começado com nota maior, marcando uma recepção abaixo da média histórica dos lançamentos da Marvel. Na verdade, 72% é a terceira pior avaliação de um longa do estúdio, à frente apenas de "Thor: O Mundo Sombrio" (66%) e "O Incrível Hulk" (70%), e empatada com "Homem de Ferro 2".

É possível ponderar que parte dessa aparente decepção se deva à expectativa elevada, após Chloé Zhao vencer o Oscar, e por ver Angelina Jolie e outros astros famosos numa produção da Marvel.

Publicidade

"'Eternos' pode não ser o pior dos filmes da Marvel, mas sem dúvidas é o mais decepcionante", descreveu o site oficial da rede britânica BBC, incluindo a palavra "decepcionante" no título.

A crítica publicada pelo jornal Los Angeles Times foi uma das mais perspicazes ao registrar o contraste entre o que se espera da Marvel e o que se espera de Zhao. "Você sai da sessão com aquele pensamento depressivo de ter acabado de assistir a um dos filmes mais interessantes que a Marvel já fez, ao mesmo tempo em que torce para ser o filme menos interessante que Chloé Zhao fará em toda a sua carreira", escreveu o jornalista Justin Chang.

"Está claro que Zhao, ao assinar para fazer este projeto, decidiu deixar seu estilo expressivo de lado e abraçar as convenções expositivas da Marvel. Isso é um pouco decepcionante. Mesmo assim, a sensibilidade de Zhao, em um certo nível, está lá", observou Owen Gleiberman no site da revista Variety.

David Rooney, da revista The Hollywood Reporter, foi o mais elogioso de todos, especialmente em relação ao trabalho da diretora. "Desde a imagem inicial de Sersi emergindo de uma estação de metrô de Londres em Piccadilly Circus até as notas sonhadoras de "Time" do Pink Floyd, a emoção, o peso contemplativo da visão de Zhao coloca o filme entre as iniciativas mais interessantes e originais da Marvel em todos os tempos". Ele explica que "a atenção aos personagens, às dinâmicas de grupo e profundidade emocional faz o filme soar mais vivo em seus momentos mais quietos do que na ação rotineira de computação gráfica. E essa profundidade dos sentimentos ajuda a contrabalançar a narrativa precária".

Publicidade

A "narrativa precária" foi alvo de várias outras publicações. O roteiro dos inexperientes primos Ryan e Kaz Firpo (roteiristas de curtas documentais), em parceria com Patrick Burleigh ("Pedro Coelho 2: O Fugitivo"), irritou tanto David Ehrlich, do site IndieWire, que sua crítica foi praticamente um desabafo. "Será que esses filmes não conseguem fazer mais nada? É pedir demais querer que o cinema dominante no mundo agite um pouco as coisas e se desafie de uma forma mais significativa?", ele escreveu.

Ou, como diz Scott Mendelson, da revista Forbes, sobre a história: "'Eternos' mostra a Marvel cometendo os mesmos erros (heróis genéricos, efeitos visuais chatos, um filme inteiro como um prólogo para uma sequência, etc) que seus rivais".

Seja como for, os blogs geeks ainda não se manifestaram - não trabalham aos domingos - e devem seguir a linha elogiosa que sempre dedicaram aos filmes da Marvel, faça chuva ou faça sol, o que fará subir a avaliação atual no site agregador de críticas.

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações