Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Philip K. Dick, autor de "Blade Runner", vai ganhar cinebiografia

29 jun 2022 - 21h07
(atualizado às 21h12)
Compartilhar
Foto: Divulgação/Frank Ronan / Pipoca Moderna

Escritor de obras clássicas da ficção científica, que resultaram em filmes e séries como "Blade Runner", "Vingador do Futuro" e "O Homem do Castelo Alto", Philip K. Dick vai ter sua vida transformada em filme.

O produtor Jon Shestack ("Força Aérea Um") adquiriu os direitos de uma biografia escrita por Paul Williams, amigo e executor do espólio do escritor.

Publicidade

Intitulado "Only Apparent Real", o filme terá como foco a vida bizarra de Philip K. Dick, mostrando especialmente um episódio de invasão em sua casa no início dos anos 1970, tão nebuloso que pode ter ocorrido realmente ou não. Nesta ocasião, alguns de seus manuscritos teriam sido roubados.

Dick estava no meio do quarto divórcio, tentando deixar o vício em anfetaminas e enfrentando um bloqueio criativo. Além disso, segundo a biografia, ele poderia estar sob vigilância do governo americano. Em meio a todo este caos, acontece a suposta invasão e o roubo de seus manuscritos.

Qualquer relato sobre a vida do escritor, morto em 1982, aos 53 anos, precisa lidar com o fato de que ele parecia viver em uma realidade alternativa, ou melhor, entre algumas realidades. Após vários anos lidando com problemas de ansiedade e uso de drogas, vieram alucinações, delírios paranoicos e a certeza de que estava entre duas realidades, uma no presente e outra… no Império Romano.

Publicidade

Com mais de 40 livros e 100 contos publicados, o trabalho de Dick costuma ser baseado numa visão paranoica em que há, quase sempre, um duelo entre realidade e percepção, o que se traduziu em sua própria vida pessoal.

Um de seus trabalhos mais famosos trata, justamente, de realidade paralela: "O Homem do Castelo Alto", que venceu o prêmio Hugo (o Oscar da sci-fi) de Melhor Livro em 1963 e foi adaptado em 2015 numa das séries de maior audiência da Amazon Prime Video.

Já a primeira adaptação para as telas aconteceu em 1982, quando Ridley Scott dirigiu "Blade Runner", baseado num conto dos anos 1960.

Publicidade

Outros longas famosos inspirados nas publicações de Dick incluem "O Vingador do Futuro" (1990), com Arnold Schwarzenegger, e "Minority Report" (2002), estrelado por Tom Cruise. Vários de seus contos também inspiraram a série de antologia "Electric Dreams", dedicada a sua obra na plataforma da Amazon.

Ainda em estágio inicial, "Only Apparent Real" está sendo escrito por Michael Richter ("Torn", premiado em festivais indies), mas ainda não tem estúdio ou previsão de estreia. Vale observar que o produtor Jon Shestack vem desenvolvendo projetos para a Netflix, como o vindouro thriller de ficção científica "Old Man's War".

A produção já planeja filmar as primeiras cenas em San Rafael, na Califórnia, onde Dick viveu, no segundo semestre de 2022.

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações