Pedro Cardoso acusa produtora de 'roubar' série criada por ele

De acordo com o ator, 'Área de Serviço' foi criada por ele e sua esposa, Graziella Moretto, para a plataforma de streaming HBO Max

9 ago 2022 - 18h13
(atualizado às 18h25)
Foto: Instagram/Pedro Cardoso / Pipoca Moderna

O ator Pedro Cardoso ("A Grande Família") publicou um vídeo no Instagram acusando produtores e funcionários da Warner de "roubar" a série "Área de Serviço", que ele e a esposa, a atriz Graziella Moretto ("O Signo da Cidade"), criaram para a plataforma de streaming HBO Max.

Cardoso diz que ele e Moretto tiveram "a liderança da autoria da série roubada pela Dueto Produções com a conivência de funcionários da WarnerMedia". Apesar da citação, a WarnerMedia é atualmente a empresa Warner Bros. Discovery.

Publicidade

No vídeo longo, de 13 minutos, Cardoso afirma que ele e a esposa tinham convidado a Dueto para atuar como coprodutora de "Área de Serviço", que tira sarro de diferenças sociais. No entanto, acusa Monique Gardenberg, sócia da Dueto, de alijá-lo do projeto e se promover a diretora-geral da série, com direito ao corte final, após negociação secreta com a empresa proprietária da HBO Max. O casal teria sido reduzido a meros atores no projeto, sem maior participação criativa na série que, segundo Cardoso, eles próprios tinham criado.

"Graziella e eu nos tornamos empregados do trabalho que nós tínhamos feito. Já não é isso um roubo?", diz o ator no vídeo.

O ator cita Silvia Fu, diretora sênior de conteúdo na Warner, e os diretores Homero Olivetto, Olivia Guimarães e Dani Braga, contratados pela Dueto, como os responsáveis pela "destruição da série" ao cortarem cenas, não entenderem o jogo entre os personagens e perderem tempo com "inutilidades". O ator afirma ainda que tem provas das denúncias que faz e não hesitará em trazê-las a público.

Publicidade

"Área de Serviço" deveria acompanhar Jacinto, brasileiro criado em Portugal, que volta ao país e se hospeda na mansão de uma tia, onde passa a conviver com os empregados dela e vive situações inusitadas. Cardoso descreve a série como "um projeto em defesa da democracia e uma denúncia das razões maiores do eterno fascismo brasileiro".

"É um crime que esse projeto tenha sido destruído. Um crime contra Graziella e contra mim, mas também um crime contra o interesse público", acrescenta o ator de 60 anos, afirmando que esses problemas podem antecipar sua aposentadoria. Ele não disse se pretende ir à Justiça para reaver os direitos de "Área de Serviço".

Em maio, a coluna de Patricia Kogut, no jornal O Globo, revelou que parte da equipe da série havia se demitido após o envio de uma carta aberta denunciando "situações de abuso no set que foram se intensificando ao longo de semanas" e que, apesar de apelos, não foram resolvidas. No Instagram, Cardoso não abordou o ocorrido, mas disse que certamente seus opositores o acusarão de despotismo.

A produção de "Área de Serviço" começou em novembro passado. As gravações, iniciadas em janeiro, já foram concluídas.

Monique Gardenberg afirmou em comunicado que se manifestará sobre as acusações de Cardoso "na instância judicial".

Publicidade

"Foi o carinho que tínhamos por Pedro e Graziella que nos fez abraçar a série. Em 40 anos de história, a Dueto construiu uma trajetória de sucesso, credibilidade e respeito e jamais se envolveu em qualquer litígio. Pelo nível de agressão e desrespeito conosco e membros da equipe, não nos manifestaremos publicamente. Nossa manifestação se dará na instância judicial, onde Pedro terá oportunidade de expor suas alegações", diz a nota.

Também em nota, a HBO Max disse que não comentar "sobre assuntos internos de seus colaboradores e talentos". "A HBO Max informa que todas as produções e parcerias com as produtoras brasileiras são realizadas em comum acordo com todas as partes envolvidas, respeitando e cumprindo as exigências legais. Valorizamos e cultivamos relações de confiança com nossos talentos, criadores e colaboradores, e o cumprimento dos requisitos legais entre todas as partes envolvidas em nossas produções. Cabe ressaltar que a companhia não comenta sobre assuntos internos de seus colaboradores e talentos, assim como estratégias de lançamento", resume a nota.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se