Oscar 2023 não aceitará filmes exibidos apenas no streaming

A 95ª edição do Oscar será realizada em Los Angeles no dia 12 de março e divulgou novas normas

20 mai 2022 - 11h34

O Oscar está voltando ao normal, em termos de elegibilidade. Após dois anos de ajustes relacionados à pandemiad e covid-19, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas informou na quarta-feira, 18, que os candidatos ao Oscar terão mais uma vez que lançar seus filmes nos cinemas.

Os filmes qualificados podem estrear nos cinemas e em um serviço de streaming, mas sua exibição nos cinemas deve durar no mínimo sete dias consecutivos, com pelo menos uma exibição por dia em uma das salas selecionadas para que o filme seja elegível. Os locais ainda são Los Angeles, Nova York, Chicago, Miami, Atlanta e a área da baía de São Francisco.

Publicidade

As regras e mudanças para o 95.º Oscar em 2023 foram aprovadas pelo conselho da organização em sua reunião mais recente, onde determinaram que a janela de elegibilidade retornaria ao padrão. Também foi aprovado que filmes individuais não podem enviar mais de três canções para o prêmio de melhor música original.

A organização ainda distribuiu diretrizes atualizadas para campanhas de premiação para "manter um alto grau de justiça e transparência" na forma como as empresas cinematográficas e os indivíduos promovem os filmes. Essas diretrizes se concentram em promoções, exibições, contato com membros e hospitalidade.

Uma regra diz que "nenhum material promocional, ou qualquer coisa de valor, pode ser dado aos membros em exibições ou de outra forma", e após as indicações até o encerramento das votações. "As exibições não podem incluir recepções, entretenimento, comida e bebida de cortesia ou outra hospitalidade.''

Também limita o número de e-mails que os votantes podem receber sobre um filme específico por semana, e os membros do ramo musical não podem entrar em contato diretamente com outros do mesmo segmento para promover a indicação de qualquer música ou partitura. E não devem participar de exibições ou eventos com apresentações ao vivo de música qualificada.

Publicidade

A Academia reiterou que os membros devem tomar decisões "baseadas apenas nos méritos artísticos e técnicos dos filmes".

As consequências da violação das diretrizes incluem desqualificação e possível suspensão ou expulsão da Academia.

A 95ª edição do Oscar será realizada em Los Angeles no dia 12 de março.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se