Patrocínio

'O Beco do Pesadelo' e 'Spencer' chegam aos cinemas

Ao todo, sete títulos novos chegam ao circuito nesta quinta-feira, incluindo duas produções brasileiras com distribuição mais restrita

27 jan 2022 - 00h45
(atualizado às 07h51)
Foto: Divulgação/Searchlight Pictures / Pipoca Moderna

A programação de cinema da semana está em sintonia com a temporada de premiações de Hollywood, trazendo filmes cotados ao Oscar: "O Beco do Pesadelo", de Guillermo del Toro, que já venceu o troféu da Academia por "A Forma da Água", "Spencer", que destaca a performance de Kristen Stewart como a Princesa Diana, e "Summer of Soul", já qualificado entre os 15 filmes pré-selecionados na categoria de Melhor Documentário do Oscar 2022.

Ao todo, sete títulos novos chegam ao circuito nesta quinta (27/1), incluindo duas produções brasileiras com distribuição mais restrita.

Publicidade

Confira abaixo todas as novidades que entram em cartaz:

O BECO DO PESADELO

Publicidade

O novo espetáculo repleto de estrelas de Guillermo Del Toro (vencedor do Oscar por "A Forma da Água") tem clima de terror, mas é o primeiro trabalho da carreira do cineasta que deixa de lado elementos sobrenaturais para focar apenas no pior da raça humana. A história é uma adaptação do livro homônimo de William Lindsey Graham, publicado em 1946 e que já foi transformado num clássico do cinema noir, batizado no Brasil como "O Beco das Almas Perdidas" (1947).

A trama gira em torno de um vigarista (Bradley Cooper) que entra num circo, aprende os truques de uma suposta vidente (Toni Colette) e resolve aplicar golpes como um falso médium, com a ajuda de uma jovem assistente (Rooney Mara). Tudo muda quando ele conhece uma psicóloga pilantra (Cate Blanchett) que grava as confissões de seus pacientes. E aí percebe que pode tornar seu truque ainda mais convincente e extorquir uma clientela milionária com estas informações. O resultado é muito muito sombrio, mas aclamado com 80% de aprovação no Rotten Tomatoes.

SPENCER

Na terceira cinebiografia de sua carreira, Kristen Stewart dá vida à Princesa Diana, encenando o momento em que a jovem aristocrata decide, durante as férias de Natal com a família real, encerrar seu casamento e sair da monarquia. O título faz referência ao nome de solteira da mãe dos príncipes Harry e William.

Publicidade

"Spencer" tem direção do chileno Pablo Larrain, que já retratou a ex-primeira dama americana Jacqueline Kennedy em seu momento mais traumático, no filme "Jackie" (2016), e conta com roteiro de Steven Knight (criador de "Peaky Blinders"). Mas é Stewart que faz o filme ser tão elogiado pela crítica - 83% de aprovação no Rotten Tomatoes. O fato dela ter sido esnobada pelo Sindicato dos Atores dos EUA, que não a indicou em seu prêmio anual, foi tratado como escândalo pela imprensa americana.

SUMMER OF SOUL (… OU QUANDO A REVOLUÇÃO NÃO PODE SER TELEVISIONADA)

Vencedor do Festival de Sundance e do Critics Choice como Melhor Documentário do ano, o filme dirigido por Ahmir "Questlove" Thompson, baterista da banda de hip-hop The Roots, resgata a memória do festival de música e cultura do Harlem de 1969, que acabou esquecido, apesar de reunir grandes astros do soul, gospel, jazz e blues em Nova York, no mesmo verão e a apenas 100 milhas de distância do famoso festival de Woodstock.

Além de mostrar performances arrepiantes de Nina Simone, Stevie Wonder, Mahalia Jackson, os Staple Singers, BB King e Sly and the Family Stone, guardadas durante cerca de 50 anos numa garagem, o filme conta a história do evento, acrescentando depoimentos de artistas e testemunhas daquele verão em Nova York.

Publicidade

A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS

Um jovem butanês, que sonha em se mudar para a Austrália e virar um cantor famoso, é enviado pelo governo para ser professor em Lunana, uma das regiões mais isoladas do mundo, onde deverá assumir uma escola infantil. Viajando a contragosto, ele logo descobre naquele lugar a felicidade das pequenas coisas, conforme a moral da história explicitada pelo título.

A moral da história também é uma forma de criticar o desejo ocidental da busca pela fama e realização pessoal, evocando de forma nada sutil a ideologia comunista chinesa, que desde a revolução cultural manda intelectuais para o campo para aprenderem "a felicidade das pequenas coisas". O tema já tinha sido abordado no clássico "O Caminho para Casa" (1999), de Zhang Yimou.

FORTALEZA HOTEL

Publicidade

Pilar, uma jovem empregada de hotel com planos de sair do Brasil, conhece Shin, um hóspede sul-coreana de meia-idade, que está no país para levar o corpo de seu falecido marido de volta à Seul. Quando os planos de ambas começam a dar errado, as duas mulheres acabam estabelecendo uma intensa relação de solidariedade.

Segundo longa de Armando Praça ("Greta"), o drama destaca em seu elenco Clebia Sousa ("Bacurau"), premiada como Melhor Atriz pelo desempenho no Festival Cine Ceará 2021, Vanderlei Bernardino ("Sintonia"), o Melhor Ator no mesmo evento, e a veterana sul-coreana Lee Yeong-ran ("A Irmandade da Guerra").

PASSAGEM SECRETA

A aventura infantil de baixo orçamento gira em torno da menina novata na cidade, que se junta a um grupo de crianças para invadir um parque de diversões durante a noite e salvar um dos colegas, ao mesmo tempo que descobre segredos sobre sua identidade.

Publicidade

Dirigido por Rodrigo Grota ("Leste Oeste"), o filme traz diversas crianças estreantes e o cantor Arrigo Barnabé ("Cidade Oculta") no papel de vilão.

BELLE

Versão futurista da fábula de "A Bela e a Fera", "Belle" também pode ser descrito como uma "Hanna Montana" do mundo virtual. A trama gira em torno de uma cantora virtual chamada Belle, que tem sua turnê interrompida pela ameaça viral de uma criatura batizada pela mídia de a Fera. Nada, porém, é o que parece, já que o sucesso de Belle no "U", universo de realidade virtual, esconde sua verdadeira identidade, uma adolescente "caipira" e pouco popular chamada Suzu, e a criatura misteriosa que surge em seu caminho pode ser uma pessoa conhecida de seu passado.

O anime tem direção de Mamoru Hosoda, responsável por "Mirai", indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2019, além de ter assinado cults como "Crianças Lobo" (2012), "Guerras de Verão" (2009) e "A Garota que Conquistou o Tempo" (2006).

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações