Não! Não Olhe: Jordan Peele explica tema de seu novo filme

6 jul 2022 - 18h41
(atualizado às 18h47)
Foto: Divulgação/Universal Pictures / Pipoca Moderna

O diretor Jordan Peele acabou com parte do mistério em torno de seu novo filme, "Não! Não Olhe!" (Nope). Em entrevista à revista Empire, ele revelou que a produção tem como tema "nosso vício em espetáculo" e a falta de reconhecimento.

"Comecei querendo fazer um filme que colocasse o público na experiência imersiva de estar na presença de um OVNI", explicou o cineasta, referindo-se ao disco voador vislumbrado nos trailers. "Eu queria fazer um espetáculo, algo que promovesse minha forma de arte favorita: a experiência cinematográfica."

Publicidade

Peele acrescentou que, ao desenvolver a trama, começou a se aprofundar nessa natureza artística. "Conforme escrevia o roteiro, comecei a me aprofundar na natureza do espetáculo, nosso vício em espetáculo e a natureza insidiosa da atenção. Então é disso que se trata. E é também sobre um irmão e uma irmã curando seu relacionamento."

Como o primeiro trailer mostrou, o filme também faz referência à história do espetáculo visual, ao incluir uma explicação sobre o trabalho do revolucionário fotógrafo inglês Eadweard Muybridge, que alcançou a fama por registrar pela primeira vez imagens em movimento de animais e humanos. O filme inclui as famosas "fotografias em movimento" de 1878, que registram o galope de um cavalo e seu jóquei negro, quadro a quadro, antecipando o potencial do cinema muito antes dos irmãos Lumière.

"Sabemos quem é Eadweard Muybridge, o homem que criou a fotografia, mas não sabemos quem é esse cara no cavalo. Ele é o primeiro astro do cinema, o primeiro treinador de animais, o primeiro dublê de todos os tempos, e ninguém sabe quem ele é."

Publicidade

O diretor fez uma analogia entre o esquecimento do papel do jóquei e a situação dos personagens na trama. "Esse apagamento é parte do que os protagonistas estão tentando corrigir", ele comentou, acrescentando que se trata de "reivindicar seu lugar de direito como parte do espetáculo".

Terceiro filme de Jordan Peele (após "Corra!" e "Nós"), "Não! Não Olhe!" marca a segunda pareceria entre o diretor e o ator Daniel Kaluuya (vencedor do Oscar por "Judas e o Messias Negro"), que trabalharam juntos em "Corra!". O elenco também destaca Keke Palmer ("Scream Queens"), Steven Yeun (indicado ao Oscar por "Minari"), Brandon Perea ("The OA"), Michael Wincott ("Westworld") e Barbie Ferreira ("Euphoria").

A estreia está marcada para 21 de julho no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.

Relembre abaixo o primeiro trailer do filme.

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações