Patrocínio

Isis Valverde viverá Ângela Diniz no cinema

A socialite foi assassinada pelo marido, Doca Street; crime foi um divisor de águas no Direito brasileiro

7 dez 2021 - 17h12
(atualizado às 18h20)
Foto: Divulgação/Globo / Pipoca Moderna

O assassinato de Ângela Diniz vai virar filme estrelado pela atriz Isis Valverde ('Simonal').  

A produção será o próximo longa de Hugo Prata ('Elis'), mas o crime também deve render duas minisséries - uma assinada por Bruno Barreto ('O Hóspede Americano') para a Globoplay e outra em desenvolvimento pela Conspiração Filmes. A boa notícia é que a existência dos demais projetos dificulta negociações para transformar o filme de Prata numa série, como aconteceu com 'Elis' - iniciativa que costuma render produtos híbridos, sem foco e com montagem aos trancos, por tópicos.

Publicidade

A morte da socialite voltou a despertar interesse devido ao sucesso do recente podcast 'Praia dos Ossos', que, por sinal, será adaptado nas séries.

O crime cometido por Doca Street tornou-se um divisor de águas no movimento feminista e no Direito brasileiros. Durante o julgamento do assassino, que deu quatro tiros no rosto da companheira em dezembro de 1976, no auge de uma discussão na Praia dos Ossos, em Búzios, Rio de Janeiro, a defesa alegou "legítima defesa da honra" para tentar absolvê-lo do caso. Ele alegou ter matado "por amor".

O argumento gerou polêmica. Militantes feministas organizaram um movimento cujo slogan - "quem ama não mata" - tornou-se, anos mais tarde, o título de uma minissérie da Globo.

Publicidade

Até o grande poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) se manifestou: "Aquela moça continua sendo assassinada todos os dias e de diferentes maneiras", referindo-se à estratégia da defesa de culpabilizar Ângela Diniz por seu próprio assassinato.

A tese da "legítima defesa da honra" constava no Código Penal da época, mas mesmo assim Doca Street foi condenado a 15 anos de prisão. Na década seguinte, a nova Constituição, elaborada ao fim da ditadura, acabou com essa desculpa para o feminicídio.

O famoso crime dos anos 1970 se junta a outras produções de "true crime" brasileiros, que ganharam impulso com o sucesso dos filmes sobre Susanne von Richthofen, vivida por Carla Dias nos lançamentos da Amazon Prime Video.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se