Patrocínio

Filme que satiriza super-ricos vence Festival de Cannes

28 mai 2022 - 18h24
(atualizado em 30/5/2022 às 23h33)
Foto: Divulgação/SF Studios / Pipoca Moderna

O filme "Triangle of Sadness", do diretor sueco Ruben Ostlund, foi o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2022.

A produção agradou por usar humor ácido para ridicularizar os super-ricos. A trama acompanha modelos, influenciadores e oligarcas num cruzeiro de luxo, que acaba naufragando. E destaca em seu elenco o americano Woody Harrelson ("Venom: Tempo de Carnificina"), o inglês Harris Dickinson ("King's Man: A Origem") e a sul-africana Charlbi Dean ("Raio Negro"/Black Lightining).

Publicidade

Foi a segunda Palma de Ouro de Ostlund, que em 2017 venceu o festival francês com outra crítica social, "The Square: A Arte da Discórdia", voltada ao mundo das artes.

A premiação deste sábado (28/5) também chamou atenção pelos dois empates alcançados entre os filmes vencedores do Grand Prix e o Prêmio do Júri, tradicionalmente considerados o 2º e o 3º lugar da competição.

O drama erótico e político "Stars at Noon", da francesa Claire Denis ("Minha Terra, África"), e a história de amadurecimento de "To Close", do diretor belga Lukas Dhont ("Girl"), levaram o Grande Prêmio do Júri, enquanto a jornada de um burro apresentada em "EO", do polonês Jerzy Skolimowski ("Matança Necessária"), e o retrato do conservadorismo heterossexual de "The Eight Mountains", do casal belga Charlotte Vandermeersch e Felix Van Groeningen ("Alabama Monroe"), empataram no Prêmio do Júri.

Publicidade

O cineasta sul-coreano Park Chan-Wook ("Oldboy") levou o prêmio de Melhor Direção por "Decision do Leave" e o sueco Tarik Saeh ("Metropia") ficou com a honraria de Melhor Roteiro por "Boy from Heaven". Já os troféus de interpretação ficaram com a iraniana Zar Amir Ebrahimi ("Teheran Tabu"), do filme "Holy Spider", e o veterano sul-coreano Song Kang Ho (o pai de "Parasita"), por "Broker", novo drama do japonês Hirokazu Koreeda ("Assunto de Família").

Para completar, a Câmera de Ouro, destinada ao melhor trabalho estreante de todo o festival, ficou com as americanas Riley Keough e Gina Gammell por "War Pony". O filme sobre adolescentes numa reserva indígena dos EUA foi o primeiro longa das duas, mas Riley Keough já tem uma longa carreira como atriz. A neta de Elvis Presley estrelou sucessos como "Magic Mike", "Mad Max: Estrada da Fúria", "Docinho da América" e "Zola".

Encabeçado pelo ator francês Vincent Lindon, o júri ainda fez a entrega de um prêmio especial pelos 75 anos do festival, destinado aos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, vencedores de duas Palmas de Ouro (por "Rosetta" e "O Filho") e vários outros troféus do evento francês

Para completar, o cinema brasileiro, presente nesta edição de Cannes apenas com a exibição da versão restaurada de "Deus e o Diabo na Terra do Sol", acabou contemplado, por meio do projeto de "O Casamento", de Maíra Bühler, com o fundo Hubert Bals, que ajuda produções cinematográficas a saírem do papel.

Publicidade
Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se