Patrocínio

Estreias: 'Sandman' e as principais séries para ver no streaming

A semana contou com novidades como a segunda temporada de 'Bom Dia, Verônica' e 'Rensga Hits!', que bateu recorde de audiência na Globo

5 ago 2022 - 05h19
(atualizado às 12h51)
Foto: Divulgação/Netflix / Pipoca Moderna

A aguardada estreia de "Sandman", adaptação de quadrinhos que fãs esperam ver desde os anos 1980, e duas produções nacionais, "Boa Noite, Verônica 2" e "Rensga Hits!", são as séries que tendem a mobilizar maiores atenções neste fim de semana. Mas os destaques da programação do streaming ainda incluem animações para adultos e documentários sobre festivais de rock, entre outras opções. Confira abaixo as sugestões para maratonar.

| SANDMAN | NETFLIX

Publicidade

 

A adaptação dos famosos quadrinhos criados por Neil Gaiman nos anos 1980 foi um sonho alimentado pelos fãs durante anos. E agora o Sonho ganha carne, osso e interpretação de Tom Sturridge ("Longe Deste Insensato Mundo"). Com episódios baseados nos dois primeiros volumes da coleção em sua 1ª temporada, "Sandman" impressiona por sua capacidade de ser visualmente fiel aos quadrinhos, apesar dos contrastes na apresentação dos personagens, muitos deles escalados com intérpretes de raças e sexos diferentes das páginas originais - incluindo o Lúcifer vivido por Gwendoline Christie (a Brienne de "Game of Thrones"), a Morte interpreta por Kirby Howell-Baptiste ("The Good Place") e Lucienne (antigamente conhecida como o assistente Lucien) em interpretação de Vivienne Acheampong ("The One").

A história também foi transposta para os dias atuais - em vez dos anos 1980 - , embora comece nos primeiros anos do século 20, quando o eterno conhecido como Sonho é preso pelo ritual de um mago. Ao se libertar após várias décadas, ele dá início a uma jornada para retomar o domínio do reino dos sonhos. Para isso, precisa recuperar três ferramentas que lhe foram roubadas - uma algibeira cheia de areia, um rubi e um elmo - , numa busca que o leva até o inferno.

Publicidade

A narrativa é tão rica e ampla que os primeiros episódios parecem filmes diferentes entre si. Com uma mitologia complexa, que inclui a concepção dos irmãos do Sonho - eternos que representam Morte, Destino, Delírio, Desejo, Destruição e Desespero (em inglês, todos os nomes começam com a letra D) - a trama de "Sandman" capturou a imaginação de uma geração e ajudou a lançar o conceito de quadrinhos adultos numa época em que quadrinhos eram sinônimo de super-heróis. A ironia é que a situação não é muito diferente agora, com o lançamento da série num mercado cada vez mais dominado por adaptações de super-heróis.

 

| BOM DIA, VERÔNICA 2 | NETFLIX

 

A 2ª temporada da atração da Netflix troca o tema da violência doméstica, que marcou os episódios iniciais, pela violência sexual, aprofundando o abuso psicológico de homens dominadores. O ponto de partida é uma narrativa que lembra os crimes denunciados contra João de Deus, que já foi um dos médiuns mais famosos do Brasil, antes de ser condenado à prisão.

O vilão interpretado por Reynaldo Gianecchini abusa sexualmente de mulheres ao prometer a elas a cura para diferentes mazelas. Dentro de casa, ele também assedia sexualmente a própria filha, vivida por Klara Castanho.

Publicidade

Quando a atriz revelou em junho ter sido vítima de um estupro, depois de sofrer exposição de uma gravidez, houve muita preocupação com sua participação na trama. Mas as cenas de assédio à sua personagem não incluem agressões.

Os novos episódios também revelam que o personagem de Gianecchini é quem está por trás da perigosa organização criminosa da série, responsável por infiltrar aliados em cargos importantes na polícia e no judiciário. Na trama, a Verônica vivida por Tainá Müller tentará tornar públicos os crimes do vilão e da organização criminosa que ele comanda.

Produção da Zola Filmes, a série é baseada no romance policial de mesmo nome de Ilana Casoy e Raphael Montes (autores de "A Menina que Matou os Pais"), lançado originalmente sob o pseudônimo de Andrea Killmore. Os dois também escrevem e produzem a atração, concebida pelo próprio Raphael Montes.

 

| RENSGA HITS! | GLOBOPLAY

Publicidade
 

Depois do recorde de audiência em sua "première" na Globo, os primeiros quatro episódios chegam ao streaming. Com clima de novela das sete, a atração escrita por Renata Corrêa ("Silêncio da Chuva") aborda o universo das mulheres da música sertaneja. A trama acompanha Raíssa (Alice Wegmann, de "Onde Nascem os Fortes"), uma jovem do interior que viaja para a cidade grande com o intuito de se tornar cantora. Ela começa a fazer pequenas apresentações em um restaurante, mas logo descobre que uma de suas composições foi roubada e gravada por outra cantora, Gláucia (Lorena Comparato, de "Impuros"), o que inicia uma rivalidade entre as duas.

A produção também destaca em seu elenco Deborah Secco ("Salve-se Quem Puder"), Stella Miranda ("Carnaval"), Guida Vianna ("Valentins"), Jeniffer Dias ("Amor de Mãe"), Sidney Santiago ("Segunda Chamada"), Maurício Destri (visto num clipe recente de Manu Gavassi), Alejandro Claveaux ("Coisa Mais Linda") e ainda marca a volta de Lúcia Veríssimo às telas, oito anos após "Amor à Vida" (2013). Além disso, há participações da apresentadora Rafa Kalimann e da cantora Naiara Azevedo.

 

| CANDY | STAR+

 

A minissérie de "true crime" estrelada por Jessica Biel ("The Sinner") conta a história verídica da dona de casa crente Candy Montgomery, que chocou os EUA em 1980 ao assassinar à machadadas sua vizinha e amiga de igreja Betty Gore.

Publicidade

Criada por Robin Veith e Nick Antosca, que trabalharam juntos na premiada minissérie de "true crime" "The Act", a trama acompanha o julgamento da personagem do título e flashbacks de seu relacionamento com Gore, interpretada por Melanie Lynskey ("Yellowjackets"), enquanto revela o que motivou crime tão bárbaro.

 

| NINGUÉM MANDOU SE METER COM A GENTE | NETFLIX

 

A série teen britânica gira em torno de um trio de cheerleaders em uma escola particular chique, que resolve reviver o clube anti-bullying de seus ex-colegas de classe para combater as injustiças e expor os valentões de sua escola. A produção é derivada de "Get Even", também disponível na Netflix, apresentando uma história independente com novos personagens, mas com a mesma premissa da atração original de 2020. Ambas foram criadas por Holly Phillips ("Nearly Famous") e são inspiradas nos livros da franquia "Don't Get Mad", de Gretchen McNeil.

 

| PUSHING DAISIES | HBO MAX

Publicidade
 

Pela primeira vez em streaming, a série vencedora de sete Emmys traz sua história completa (22 episódios de duas temporadas) para encantar quem nunca a viu e matar as saudades de quem amou sua narrativa peculiar. Apresentada como um "conto de fadas forense", com um visual colorido, único e deslumbrante entre 2007 e 2009, "Pushing Daisies" girava em torno do dom especial de Ned (Lee Pace, de "Guardiões da Galáxia"), um confeiteiro que descobre ser capaz de trazer mortos de volta à vida com um simples toque. Porém, ele logo descobre que há consequências para o uso desse dom excepcional. Se ele tocar a pessoa que reviveu pela segunda vez, essa pessoa morre instantaneamente e não pode mais ser ressuscitada. Além disso, se ele deixar um morto reviver por mais de 60 segundos, outra pessoa nas proximidades acaba morrendo em seguida em seu lugar.

Com a ajuda de um detetive particular (Chi McBride, de "Havaí Cinco-0"), ele passa a capitalizar esse dom revivendo mortos por alguns segundos para desvendar assassinatos. Até que descobre que Charlotte "Chuck" Charles (Anna Friel, de "Marcella"), a paixão da sua infância, morreu de repente. Ao sucumbir ao impulso de ressuscitá-la, Ned dá início a mais platônica das relações televisivas, pois tocá-la novamente seria fatal. Para piorar, ela se torna sua companheira inseparável, querendo ajudar a desvendar crimes, enquanto se esconde de suas tias, que poderiam morrer de susto ao descobrir que ela foi ressuscitada.

Além desses personagens, ainda há outros coadjuvantes esquisitos e maravilhosos, como a garçonete Olive Snook, vivida por Kristin Chenoweth, vencedora do Emmy pelo papel.

A repercussão crítica da atração consagrou o showrunner Bryan Fuller, que se tornou um dos roteiristas-produtores mais requisitados da TV americana, vindo a criar posteriormente "Hannibal", "Star Trek: Discovery" e "Deuses Americanos" (American Gods). Mas muito do tom de "Pushing Daisies" se deve à direção de Barry Sonnenfeld, que comandou os episódios inaugurais com a excentricidade lúdica de seus dois filmes de "A Família Addams".

Publicidade
 

| HARVEY BIRDMAN: ATTORNEY AT LAW | HBO MAX

 

Bem antes da Mulher-Hulk, outro super-herói marcou época como advogado na televisão. Lançado no ano 2000, "Harvey, o Advogado" (Harvey Birdman: Attorney at Law) se tornou um dos desenhos mais cultuados do Adult Swim por resgatar, em tom de paródia, o protagonista da série animada "Homem-Pássaro", criada em 1967 por Alex Toth (criador também de "Space Ghost" e "Os Herculóides"). Na atração, o super-herói retorna como um advogado sério em histórias nonsense, defendendo clientes sem tirar a máscara e as asas nas sessões formais de julgamentos. Mas o que mais chama atenção é ver personagens do estúdio Hannah-Barbera, como Peter Potamos, Capitão Caverna, Salsicha e Scooby-Doo, Manda-Chuva, Fred Flintstone, Catatau e o Dr. Benton Quest (o pai de Jonny Quest) como clientes, enquanto Harvey enfrenta os vilões de seus desenhos clássicos como advogados rivais nos tribunais.

As quatro temporadas (todas disponíveis) de "Harvey, o Advogado" também destacaram a coadjuvante Birdgirl, personagem obscura (vista num único episódio) do desenho de 1967, que recentemente ganhou série própria, com duas temporadas já lançadas na HBO Max.

 

| BOB'S BURGUER 12 & THE GREAT NORTH 2 | STAR+

Publicidade
 

Duas vezes vencedora do Emmy de Melhor Série Animada, "Bob's Burgers" é exibida desde 2011 e acompanha Bob Belcher, sua esposa e três filhos na missão de manter um restaurante e os membros da família unidos. Entre as histórias da 12ª temporada, os fãs da série vão se deparar com uma epidemia em particular, um novo emprego temporário para Bob, que vai dar a eles muita diversão e problemas às crianças, uma visita estranha ao aeroporto e uma mentira que persegue Bob e Linda após muitos anos.

Da mesma equipe de "Bob's Burgers", também chega a 2ª temporada de "The Great North". A série acompanha as aventuras dos Tobin, uma família formada por um pai solteiro e quatro filhos que levam uma vida "comum" no distante e gélido Alasca. A atração é uma criação das irmãs Wendy Molyneux e Lizzie Molyneux-Logelin, que se destacaram escrevendo episódios de "Bob's Burgers". Elas também atuam como showrunners da atração, que ainda conta, entre seus produtores, com Loren Bouchard, o criador de "Bob's Burgers".

 

| ROCK IN RIO: A HISTÓRIA | GLOBOPLAY

 

A série documental conta a história do festival, que já foi muito importante para a cultura jovem, trazendo artistas que nunca tinham vindo antes ao Brasil numa celebração histórica. Com capítulos divididos por edição do evento, o primeiro é disparado o melhor pela importância representada de seu lançamento em 1985, em meio ao processo de abertura política do Brasil e ao surgimento da melhor geração do rock brasileiro. Da noite de metal com Iron Maiden e Ozzy Osbourne ao new wave de B-52's e Go-Go's, passando pelo megashow do Queen, foi um retrato marcante de sua época, até hoje lembrado pelas imagens de Freddie Mercury comandando um coro de centenas de milhares em "Love of My Live" e de Cazuza cantando "pro dia nascer feliz" - que virou um hino das Diretas Já.

Publicidade

Seu renascimento em 1991 trouxe Guns 'N Roses e Faith No More, mas também iniciou seu afastamento do rock, abrindo espaço para o pop excepcional de Prince e George Michael, além de ampliar a inclusão de ritmos brasileiros. A partir dos anos 2000, o Rock in Rio se agigantou ainda mais, virou franquia e foi para Lisboa, virando basicamente um parque temático, em vez de evento musical. Longe da inovação da estreia, passou a montar escalações repetitivas, tornando-se um festival de nostalgia. Uma experiência altamente previsível de velhos artistas conhecidos - Iron Maiden vem pela quinta vez em 2022! - , que só deu o que falar nos últimos tempos por demorar a abrir seu palco para o funk brasileiro.

 

| DESASTRE TOTAL: WOODSTOCK 99 | NETFLIX

 

O Festival de Woodstock entrou para História como ponto alto da era hippie, mas seus organizadores perderam uma fortuna em 1969 quando o evento foi invadido por centenas de milhares de jovens, que não pagaram um centavo de ingressos. Trinta anos depois, eles resolveram recuperar o investimento com um novo festival musical, apelando para a mítica em torno do nome Woodstock. Mas em vez de três noites de paz, amor e música, o evento de 1999 entrou para a História como seu oposto extremo, marcado por exploração financeira, tumulto incendiário, violência e estupros. Um pesadelo.

O diretor Jamie Crawford ("Serial Thriller: Angel of Decay") edita o material como uma história de guerra. Os entrevistados descrevem o festival como se tivessem sobrevivido a uma batalha. E o documentário acerta seu alvo ao apontar cada uma das muitas falhas que criaram um ambiente de "O Senhor das Moscas" entre o público, além de representar perfeitamente a energia destrutiva durante os shows.

Publicidade

Uma sequência do episódio 2 chama especial atenção, por captar a tensão da infame apresentação da banda Limp Bizkit. Diante de um público inquieto, o vocalista Fred Durst encoraja a multidão a deixar sua "energia negativa" fluir durante a música "Break Stuff", cujo título em português significa "quebrar coisas". Mas quando isso resulta num quebra-quebra colossal, o cantor se recusa a assumir qualquer responsabilidade.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se