Patrocínio

Documentário do Menudo revela até estupro na boy band

De acordo com a produção, integrantes passaram por abusos físicos e sexuais

24 jun 2022 - 16h25
(atualizado às 16h40)
Foto: Divulgação/RCA / Pipoca Moderna

A série documental "Menudo: Sempre Jovens", que mostra a trajetória da primeira boy band do mundo desde 1977, alega que seus jovens artistas sofreram abuso físico e sexual por parte do empresário musical Edgardo Díaz.

Disponível na HBO Max, o documentário está dividido em quatro episódios nos quais são entrevistados 13 ex-membros do grupo que foi desfeito em 2009. O cantor Ricky Martin, certamente o nome mais conhecido a passar pelo Menudo, não foi entrevistado.

Publicidade

As alegações contra Díaz incluem abuso físico, sexual e mental, com agenda de trabalho extenuante e falta de supervisão por parte dos pais - uma exigência formal de Díaz para que os jovens fizessem parte do grupo.

Ângelo Garcia, integrante do Menudo, alega ter sido estuprado várias vezes entre 1988 e 1990. Ele conta que foi drogado com álcool por um homem não identificado, que fazia parte da comitiva do Menudo, e desmaiou. Quando acordou, "estava nu e sangrando, então eu sabia que havia sido penetrado", relatou. Ele também diz ter sido apalpado em um elevador por outros integrantes da equipe.

Andy Blázquez e Jonathan Montenegro, integrantes da banda nos anos 1990, contam histórias quase idênticas sobre ameaças da equipe de produção de tocar as partes íntimas dos meninos, numa espécie de "rito de passagem" para o grupo. Blázquez acrescenta ainda que sempre houve uma atmosfera de sexualização extrema, com comentários sobre sexo anal.

Publicidade

"Lembro-me de Edgardo dizendo: 'sabe o prazer que você sente quando está fazendo cocô? Sexo anal é assim'", disse Blázquez.

Por fim, integrantes como Montenegro e Rawy Torres descrevem ainda uma existência miserável no grupo, sem brincadeiras, risadas ou diversão. Eles eram obrigados a atuar mesmo se estivessem doentes.

Acusado, Díaz não respondeu aos pedidos de entrevistas por parte da equipe do documentário, mas negou todas as acusações relacionadas a abusos ou má gestão.

A série documental "Menudo: Sempre Jovens" é uma produção original da HBO Max e tem direção de Ángel Manuel Soto, que está à frente do vindouro filme "Besouro Azul", e de Kristofer Ríos (de "Havana Skate Days").

Publicidade

Veja o trailer abaixo.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se