Patrocínio

Artistas LGBTQIA+ se juntam a protesto contra Netflix

18 out 2021 - 20h08
Foto: Instagram/Angelica Ross / Pipoca Moderna

Vários artistas LGBTQIA+ se uniram a um protesto organizado por funcionários da Netflix contra o especial de comédia "Encerramento" (The Closer), de Dave Chappelle, que desde que foi disponibilizado em 5 de outubro virou alvo de polêmica e dor de cabeça para a plataforma.

Entre os astros que apoiam o movimento para tirar o especial do catálogo da Netflix estão Angelica Ross ("Pose"), Jonathan Van Ness ("Queer Eye"), Alexandra Billings ("Transparent"), Sara Ramirez ("Grey's Anatomy"), Colton Haynes ("Arrow"), Eureka O'Hara ("AJ and the Queen"), Jameela Jamil ("The Good Place"), TS Madison ("Zola"), Our Lady J ("Pose") e Joey Soloway ("United States of Tara").

Publicidade

Eles se juntaram em solidariedade ao movimento iniciado internamente na empresa após três funcionários serem suspensos ao invadirem uma reunião para cobrar satisfação do CEO Ted Sarandos, que defendeu o especial num memorando, afirmando que a Netflix não iria tirá-lo do ar. Uma das pessoas afastadas foi Tara Field, mulher trans que iniciou uma campanha contra o especial de Chappelle em sua conta pessoal no Twitter.

A repercussão negativa fez Sarandos voltar atrás e "suspender as suspensões". Mas logo em seguia um funcionário foi demitido por vazar informações sigilosas sobre os custos do especial e sua comparação com outros produtos similares, mostrando que a Netflix não lucrou com a defesa das opiniões indefensáveis do humorista.

Polemista politicamente incorreto, Chappelle costuma achar engraçado defender outros ofensores. Em 2019, ele atacou os criadores dos documentários que denunciaram os cantores Michael Jackson e R. Kelly por abusos. Hoje, R. Kelly está preso e as piadas sobre as "reações exageradas" de suas vítimas tornaram-se ainda mais equivocadas. Além disso, uma mulher transexual citada numa piada de "Stick and Stones" (2019) suicidou-se dois meses após a chegada do programa ao streaming.

Publicidade

Mesmo com esse antecedente, ele voltou a fazer piadas às custas das pessoas trans. O motivo foi uma defesa de J.K. Rowling, criadora da franquia "Harry Potter" e transfóbica assumida.

"Cancelaram J. K. Rowling, Meu Deus. Efetivamente, ela disse que gênero era um fato. A comunidade trans ficou furiosa e começou a chamá-la de TERF [sigla em inglês para feminista radical trans-excludente]. Eu sou time TERF. Concordo. Gênero é um fato".

Em seu monólogo, o comediante faz diversas outras afirmações consideradas transfóbicas, além de reafirmar estereótipos de gêneros e repetir declarações problemáticas.

A comunidade LGBTQIA+ ficou enfurecida por Chappelle ser reincidente e a Netflix continuar a lhe dar espaço para reforçar o tipo de preconceito que tem levado ao assassinato e suicídio de pessoas inocentes.

Publicidade

A GLAAD, principal organização LGBTQIA+ voltada à mídia, também se posicionou em meio à polêmica. "A Netflix tem uma política de que conteúdo 'projetado para incitar ódio ou violência' não é permitido na plataforma, mas todos nós sabemos que conteúdo anti-LGBTQ faz exatamente isso", manifestou-se em comunicado. "Embora a Netflix seja o lar de histórias LGBTQ inovadoras, agora é a hora de seus executivos ouvirem os funcionários LGBTQ, líderes do setor e o público e se comprometerem a seguir seus próprios padrões."

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se