O Salão do Móvel de Milão, maior evento do setor de design da Itália e um dos principais do mundo, estreará em Riad, na Arábia Saudita, entre os dias 26 e 28 de novembro.
O evento, que ocorrerá no Distrito Financeiro King Abdullah e será um prelúdio para edição de 2026, contará com uma instalação que promoverá uma rica programação cultural e uma plataforma B2B, reunindo o "Made in Italy" e o ecossistema de design saudita.
A estrutura que será construída exibirá mobiliário, iluminação, superfícies e acessórios de mais de 35 empresas italianas, além de sediar workshops e painéis de discussão que terão as participações de especialistas e designers dos dois países.
"Esse será o primeiro passo para 2026, quando a cidade sediará um Salão do Móvel completo, ou seja, mais amplo e mais rico em conteúdo e a serviço do ecossistema de design da Arábia Saudita", analisou Maria Porro, presidente do Salão do Móvel de Milão.
Riad é atualmente o centro de projetos de novos hotéis, shoppings, escritórios e residências que estão remodelando a nação. As autoridades locais possuem como meta alcançar a marca de 150 milhões de visitantes até 2030.
Ao mesmo tempo, o mercado saudita de móveis, utensílios e equipamentos vale aproximadamente 6,1 bilhões de euros (2024) e deverá alcançar oito bilhões em cinco anos, com os setores residencial e hoteleiro como os principais impulsionadores.
Já em 2024, as exportações italianas da indústria de móveis de madeira para a Arábia Saudita atingiram 288,3 milhões de euros, um aumento de 16,9% em relação a 2023 e de 19% em comparação com 2022. .