Khaby Lame é reconhecido oficialmente como italiano

Influenciador obteve a cidadania após 21 anos vivendo no país

17 ago 2022 - 12h29
(atualizado às 12h36)

Khaby Lame, o tiktoker mais seguido do mundo, enfim se tornou cidadão italiano.

Khaby Lame no tapete vermelho do Festival de Veneza, em setembro de 2021
Khaby Lame no tapete vermelho do Festival de Veneza, em setembro de 2021
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O juramento foi feito nesta quarta-feira (17), diante do oficial de Estado Civil da Prefeitura de Chivasso, cidade dos arredores de Turim onde o jovem vive desde que tinha um ano de idade.

Publicidade

Originário de Dakar, no Senegal, Lame está com 22 anos e se tornou mundialmente famoso ao publicar vídeos no TikTok parodiando atividades desnecessariamente complicadas feitas por outros usuários. Ele tem atualmente 148,5 milhões de seguidores e acumula 2,4 bilhões de curtidas na plataforma.

O influenciador italiano também ganhou uma cópia do decreto presidencial que lhe concede a cidadania, datado de 8 de junho de 2022. "Eu já me sentia italiano mesmo antes de hoje, como todos os outros, já que vivi sempre aqui", disse Lame após o juramento.

A legislação italiana privilegia o princípio do "jus sanguinis" (direito de sangue), que considera cidadãos aqueles que são descendentes de italianos. Filhos de imigrantes, por sua vez, só podem se tornar cidadãos após completar 18 anos, e desde que tenham passado toda a sua vida na Itália.

Existem projetos no Parlamento para instituir o princípio do "jus soli" (direito de solo), que reconheceria a cidadania para filhos de imigrantes nascidos e criados na Itália, mas essas propostas ainda encontram resistência, especialmente no campo conservador.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se