Desenho raro de Michelangelo é leiloado por valor recorde

Obra foi comprada por 23,16 milhões de euros

18 mai 2022 - 11h55
(atualizado às 12h31)

Um desenho raro atribuído ao artista italiano Michelangelo Buanorroti (1475-1564) foi leiloado nesta quarta-feira (18), em Paris, pelo valor recorde de 23,16 milhões de euros, quantia equivalente hoje a R$ 120 milhões.

Desenho de Michelangelo leiloado pela Christie's
Desenho de Michelangelo leiloado pela Christie's
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

De acordo com a casa de leilões Christie's, responsável pela venda, esse é o montante mais alto já pago por um desenho do gênio do Renascimento. A identidade do comprador não foi divulgada.

Publicidade

A obra "Giovane nudo" ("Jovem nu") teria sido desenhada por Michelangelo no início de sua carreira e fazia parte de uma coleção privada francesa.

O governo da França chegou a qualificar o desenho como "tesouro nacional" e a proibir sua exportação por 30 meses, mas depois removeu o bloqueio, permitindo que ele fosse oferecido a colecionadores do mundo todo.

A obra também seria o primeiro estudo de um nu feito por Michelangelo a sobreviver até os tempos atuais. A figura central remete a um homem retratado em um afresco de Masaccio (1401-1428) em uma igreja de Florença e exalta sua musculatura, já prenunciando o tratamento que o mestre daria ao corpo humano ao longo de sua carreira.

A autenticidade foi comprovada em 2019 por Furio Rinaldi, então especialista do departamento de pinturas de mestres antigos da Christie's e cujo parecer foi avalizado por Paul Joannides, professor emérito de história da arte na Universidade de Cambridge e autor de catálogos dos desenhos de Michelangelo.

Publicidade

O recorde anterior de um desenho do artista italiano era do "Cristo risorto" ("Cristo ressuscitado"), leiloado em 2000 por 9,5 milhões de euros.

  
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações