O barítono russo Ildar Abdrazakov foi cortado das apresentações no Teatro Filarmônico de Verona, a principal casa de ópera da famosa cidade italiana, em janeiro de 2026, devido à guerra na Ucrânia.
"Ildar Abdrazakov não participará da ópera Don Giovanni, em cartaz no Teatro Filarmônico de Verona de 18 a 25 de janeiro de 2026", anunciou a Fundação Arena de Verona em um breve comunicado publicado nesta quinta-feira (6) em seu site oficial.
Abdrazakov foi alvo de protestos sobre sua presença na atração cultural, sendo julgado pelas atitudes do governo de Vladimir Putin, que insiste em manter o confronto no país vizinho, tendo intensificado os ataques nos últimos meses.
A retirada do barítono na peça não é algo isolado na Itália: em julho, administração do Palácio Real de Caserta, no sul da península, cancelou o concerto regido pelo também russo Valery Gergiev, próximo de Putin e alvo de críticas no Ocidente por não condenar a guerra na Ucrânia.
O conflito no leste europeu teve início com a invasão de tropas russas no território ucraniano em fevereiro de 2022. Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado em meados de outubro, mais de 14,3 mil civis morreram no país desde então, e outros 37,5 mil ficaram feridos.