Projeto de periferia dá dicas de como viajar gastando pouco

“O Mundo é Nosso” mostra que conhecer outros lugares já deixou de ser um sonho distante para os moradores de comunidades.

14 jun 2022 - 14h55
Projeto O Mundo é Nosso
Projeto O Mundo é Nosso
Foto: Nicolas Guerra / Divulgação

Tudo começou com dois amigos mochileiros. Nicolas Guerra viajou pela Europa, Ásia, África e morou durante um período na França onde trabalhou como recepcionista de hotel. Já Manoela Ramos percorreu durante 3 anos o Brasil para conhecer todos os estados e publicou de forma independente o livro "Confissões de Viajante”.

Ao trocarem experiências sobre suas viagens, perceberam a falta de brasileiros negros na estrada. Para incentivar e mostrar que viajar não precisa ser um sonho distante e que pessoas pretas e de periferias, podem e devem viajar. Assim, a dupla criou o projeto “O Mundo é Nosso”.

Publicidade

O projeto traz diversas narrativas que apresentam homens e mulheres negras que repensam o ato de viajar como uma ferramenta de resistência, empoderamento e reconexão através do processo de autodescoberta e troca social de experiências.

Os colaboradores do projeto compartilham roteiros de viagens afrocentradas, trazem reflexões sobre a relação entre questões raciais e a vida de viajante, além de incentivar pessoas LGBTQIA+ e mulheres a viajarem sozinhas dentro de suas possibilidades e, também trazem reflexões sobre processos identitários do corpo negro viajante.

Logo do Projeto O Mundo é Nosso.
Foto: Divulgação

Não somente para viagens ao exterior, o projeto também incentiva as viagens em território nacional, o que é excelente não somente para viver experiências de conexão com moradores locais, mas também para movimentar a economia interna. Outro ponto interessante são as dicas que os colaboradores trazem para economizar nas viagens e fugir dos roteiros tradicionais, tornando a experiência ainda mais enriquecedora.

A iniciativa é recente, mas está ganhando força e conquistando muitos seguidores através da oferta de conteúdos de alta qualidade mostrando que não precisa ser rico para viajar.

Publicidade

Vale a pena conferir no @omundocongresso.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações