86 anos do IBGE, o que sabemos sobre ele?

No Simplão do Corre desta segunda-feira, Roberta Camargo fala sobre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

4 jul 2022 - 17h04
86 anos do IBGE. O que sabemos sobre ele?
Video Player

Quando descobri que poderia falar sobre o IBGE, celebrando mais um ano do instituto aqui no país, fiquei muito empolgada. É curioso observar a presença do trabalho que é realizado por ele no nosso cotidiano.

Lembro que eu gostava muito das aulas de geografia no ensino fundamental, porque geralmente a minha professora pedia pra que a gente copiasse os mapas de um atlas. E olha só o meu primeiro contato com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sem nem saber ao certo a magnitude dele e os impactos disso.

Publicidade

Em conversa com professora e doutora em Educação, História, Política e Sociedade, apresento no nosso papo de hoje algumas das diversas funções desempenhadas pelo IBGE, que foi criado em maio de 1934 e regulamentado como Instituto Nacional de Estatística (INE) em 06 de julho daquele mesmo ano.

Nos últimos 86 anos, o INE se integrou ao CBG, que era o Conselho Brasileiro de Geografia e, a partir do decreto de lei 218 de 26 de janeiro de 1938, tornou-se a sigla que hoje conhecemos. Da coleta de dados sobre a forma que vivemos no país, passando pela divisão dos estados até ações educacionais, como o atlas que eu usava na escola, o IBGE é parte essencial do nosso país e deve ser protegido e celebrado. Bora conversar mais sobre esse senhorzinho que a gente ama?

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se