Samba de Dandara faz show para lançar 1º álbum nesta quinta

Apresentação no Centro Cultural São Paulo (CCSP) será gratuita e terá participações de Raquel Tobias e Ilú Obá de Min

28 abr 2022 - 14h54
(atualizado às 14h55)
O álbum “Samba de Dandara” reúne 14 faixas inéditas
O álbum “Samba de Dandara” reúne 14 faixas inéditas
Foto: Divulgação/Beto Mendonça

O grupo Samba de Dandara realiza nesta quinta-feira (28) o show de estreia do primeiro álbum autoral, que leva o nome da banda, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no Paraíso, zona sul da capital paulista. O espetáculo será gratuito e ocupará a Sala Adoniran Barbosa a partir das 19h. A retirada dos ingressos começa às 18h.

Formada em 2012 apenas por mulheres, a banda se define como um “samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes e às guerreiras do samba”. 

Publicidade

Desde 2013, o grupo tem como vocalista Maíra da Rosa, artista criada na periferia de Osasco, na Grande São Paulo. A cantora se diz animada para o evento: “Vai ser uma alegria imensa, um festejo”.

Lançado nas plataformas digitais em 2021, o álbum Samba de Dandara teve a estreia nos palcos adiada por causa da pandemia de Covid-19. Agora, a expectativa da banda é emocionar o público com o trabalho que vem sendo desenvolvido desde antes da emergência sanitária, como conta uma das fundadoras do grupo, Laís Oliveira.

“A ansiedade é muito grande. É um show que foi adiado desde 2020, são dois anos de espera. A gente espera que o público se encante”, comenta a cavaquinista, que é também responsável pela direção do espetáculo desta quinta-feira.

O show será dividido em três tempos. No abre, as artistas trazem saudações aos sambas antigos e à ancestralidade. Na segunda parte, apresentam canções sobre o trabalho das sambistas e a força das mulheres. E na terceira e última parte, letras sobre o mundo espiritual fecham o evento.

Publicidade

Laís explica que o desenho do espetáculo busca destacar as convidadas da noite e também a história das letras do álbum. “Temos letras que falam sobre a importância da mulher no samba, a luta contra o machismo, orixás femininas e nossa ancestralidade”, cita. 

Entre as participações confirmadas para o show, estão a cantora Raquel Tobias, o Bloco Afro Ilú Obá de Min e as instrumentistas Beatriz Lima (baixo), Camila Silva (cavaco), Cimara Fróis (sanfona), Kelly Adolpho (banjo) e Laurinha Guimarães (violão).

Também se somam à roda as percussionistas Mônica Silva e Monalisa Madalena, integrantes d'O Bando de Lá, a violonista Helô Ferreira, do grupo Dona da Rua, as sopristas Laura Santos (clarinete) e Thayná Oliveira (flauta transversal), e as cantoras Camila Trindade, Jana Cunha e Luana Bayô, nos coros.

O grupo é formado apenas por mulheres e se define como um “samba de empoderamento”
Foto: Divulgação/ Samba de Dandara

Sobre o álbum 

Com 14 faixas que falam sobre ancestralidade e protagonismo feminino, o álbum Samba de Dandara foi financiado a partir do edital do programa Natura Musical, vencido pelo grupo em 2018. 

Publicidade

As canções caminham pelas mais diferentes vertentes do samba, do partido alto ao samba rural, e têm participações de nomes como Raquel Tobias e Fabiana Cozza. Ao todo, mais de 30 mulheres entre cantoras, arranjadoras, compositoras, instrumentistas e equipe de produção participaram da construção do projeto. A direção do disco é de Samuel da Silva.

A vocalista Maíra da Rosa deixa o convite para o público participar do show de estreia. “Esperamos todo mundo para festejar com a gente”, conclui. 

Show de lançamento foi adiado por conta da pandemia
Foto: Divulgação/ Samba de Dandara

Serviço

Show de lançamento | Samba de Dandara

Data: Quinta-feira, 28 de abril de 2022

Horário: 19h às 20h15

Local: Sala Adoniran Barbosa, Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000)

Publicidade

Entrada gratuita

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações