Rico em proteína: receita de hambúrguer de soja defumada

Aprenda a fazer um hambúrguer de soja riquíssimo em proteína e muito saboroso para aqueles dias mais corridos

11 ago 2022 - 05h00
Foto: Vegano Periférico

Sabe aquele dia que a gente tá morrendo de vontade de fazer um lanche, mas só de pensar em fazer um hambúrguer já bate aquela preguiça? Esse burguer de soja é o oposto do trabalho, da demora e da dificuldade. Vem com nóis, mas antes, vem descobrir se a soja é essa vilã que tantos falam.

Algumas pessoas alegam que a soja faz mal e que o consumi-la  contribui para o desmatamento. Portanto, há uma crença de que a soja é plantada exclusivamente para fazer tofu ou leite de soja, mas o problema não é o consumo direto por humanos, o grande problema é o agronegócio e a plantação de monoculturas para alimentar animais.

Publicidade

Existe um equívoco muito grande quanto ao consumo de soja, com uma pesquisa rápida, é possível descobrir que para a produção de 1kg de bife, uma vaca precisa comer até 25kg de grãos (a maior parte é soja), só para termos uma noção, diariamente, um boi médio se alimenta de cerca de 7,5 vezes mais comida que um ser humano adulto.

Segundo a WWF e Franje & Garnett (2020), apenas 19% da produção mundial de soja é usada para produtos humanos e mais de 75% da soja plantada no mundo é destinada à pecuária, ou seja, o consumo direto é insignificante, o grande problema está na monocultura de grãos e na pecuária. 

Cerca de 124,580 milhões de hectares no mundo são destinados ao cultivo de soja, sendo que 90% da produção é destinada à ração animal.

Além disso, a pecuária é responsável por uma fração mínima das calorias consumidas pela população mundial, cerca de 18% da caloria global.

Publicidade

É preciso considerar o cultivo de soja transgênica e não transgênica, pois isso tem um significativo impacto no meio ambiente e na saúde da população. Fora isso, podemos fazer qualquer rango com a soja que tá suave, mas desde que seja sem nada de origem animal. 

A soja é rica em proteína, nutrientes necessários e se consumida de forma balanceada, não faz mal algum. Vamos deixar aqui uma receita de hambúrguer de soja defumada, arrisquem de fazer em casa, se aventurem.

RECEITA:

4 copos e 1/2 americano de proteína de soja texturizada escura (preferencialmente usar o processador para triturar um pouco)

2 copos americanos de farinha de aveia

⅓ copo americano de trigo

Publicidade

1 limão inteiro

2 dentes de alho picados

Sal a gosto

125ml de óleo ou azeite (8 colheres de sopa)

1 cebola grande

Salsinha e cebolinha, pimenta do reino, páprica defumada e chimichurri a gosto

Se liga no passo a passo:

1. Hidratar a soja com água quente e limão, deixar de molho por pelo menos 15 minutos.

Publicidade

2. Na sequência escorra bastante a água numa peneira ou voal 

3. O próximo passo é processar a soja hidratada, mas pode fazer com ela sem triturar também.

4. Depois é só misturar a cebola, o alho e os  temperos, o óleo, as farinhas e dar liga. Se necessitar de mais farinha, pode colocar.

5. Leve na geladeira por aproximadamente 10 minutos para a farinha absorver a água (se tiver sem tempo, pode fazer sem levar a geladeira).

6. Na sequência pode modelar do tamanho que desejar e pronto.

Rende em média 12 unidades

Pode assar e até fritar, mas preferimos grelhar na frigideira com pouco óleo.

Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se