Receita de pão de queijo vegano: fácil, prático e rápido

Quem não gosta de um pão de queijo quentinho e feito em casa? E o melhor de tudo: fazer esse preparo tradicional sem nada de origem animal

21 jun 2022 - 07h01
(atualizado às 14h32)
Foto: CanvaPro

O pão de queijo faz parte do dia a dia do brasileiro, seja de manhã, à tarde ou à noite, não tem hora pra comer pão de queijo. Lembro da época que comprávamos pão de queijo no terminal de ônibus antes de ir para o trabalho, até hoje temos essa lembrança fresca na memória.

Quando paramos de consumir leite e derivados não queríamos abandonar o pão de queijo. A nossa sorte foi descobrir que a base do pão de queijo não é o queijo e sim o polvilho, que é um derivado da mandioca, e não contém nada de origem animal. Com essa informação ficou fácil testar e reproduzir receitas em casa. Hoje trouxemos uma receita muito fácil e prática de fazer. 

Publicidade

Você sabia? 

O polvilho doce tem a função de deixar o preparo mais puxa puxa. O polvilho azedo tem a função de deixar mais aerado e com a casquinha mais crocante. A junção dos dois deixa o pão de queijo perfeito. E apesar do nome, não precisamos de queijo para comer um pãozinho saboroso. Aliás, não precisamos de absolutamente nada de origem animal para fazer boas comidas e bons preparos, só precisamos de informação e um pouco de técnica. 

Ingredientes:

1 xícara e meia de polvilho doce

Publicidade

1 xícara e meia de polvilho azedo 

1 xícara de água quente (do cozimento)

sal a gosto

⅓  xícara de óleo

2 xícaras de mandioca

Se liga no processo:

1. Cozinhe a mandioca em uma panela de pressão

2. Amasse a mandioca até virar um purê (separe)

Publicidade

3. Numa tigela, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o óleo, o sal e a água quente do cozimento e misture (é importante escaldar o polvilho antes, por isso é melhor acrescentar a água quente primeiro, e depois a mandioca).

4. Adicione o purê de mandioca e mexa até obter uma massa uniforme

5. Reserve a massa para esfriar um pouco 

6. Corte a massa e faça bolinhas do tamanho que preferir 

7. Preaqueça o forno a 180°C

8. Separe as bolinhas numa forma redonda e leve ao forno preaquecido em 180°C por aproximadamente 25 minutos (se precisar pode deixar mais)

9. Está pronto

Publicidade

O ponto da massa é o ponto de massinha de modelar.

Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se