Pesquisa: Lula lidera e Bolsonaro é o mais rejeitado nas favelas

Instituto Favela Diz ouviu 2.000 moradores de favelas brasileiras para saber a intenção de votos para a eleição presidencial em outubro

9 ago 2022 - 15h06
(atualizado às 18h12)
Lula está à frente de Bolsonaro em pesquisa nas favelas
Lula está à frente de Bolsonaro em pesquisa nas favelas
Foto: Ueslei Marcelino e Adriano Machado/Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o líder na preferência dos moradores de favelas brasileiras para vencer a disputa presidencial nas Eleições 2022, conforme pesquisa realizada pelo G10 Favelas/Instituto Favela Diz, divulgada nesta terça-feira (9). Por outro lado, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), é o mais rejeitado nas comunidades do país.

De acordo com a pesquisa, Lula tem 38% da intenção de voto para presidente entre a população de favelas, seguido por Bolsonaro, que tem 31%. Quando trata de rejeição, a ordem se inverte: o atual presidente lidera, com 45,24% dos entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto o petista é o mais rejeitado por 32,09%.

Publicidade

Distante dos candidatos do PT e PL, na terceira colocação na intenção de voto da população de favelas brasileiras, aparece Ciro Gomes (PDT), que é a opção favorita de 7,05% dos entrevistados.

Outros oito nomes aparecem com menos de 2%, portanto, empatados na margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. São eles: Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Felipe D'Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e Luciano Bivar (União Brasil). Janones, Marçal e Bivar, no entanto, desistiram da candidatura.

A pesquisa indica ainda que 4,85% dos entrevistados pretendem votar em branco/nulo, e outros 24,05% disseram não saber ainda em quem votar ou não responderam.

Espontânea

Publicidade

Na pesquisa espontânea, que é quando o pesquisador não apresenta os nomes dos candidatos, a vantagem de Lula na primeira colocação é um pouco maior. Sem ver os nomes dos presidenciáveis, 36,35% dos entrevistados disseram que vão votar no candidato petista, enquanto Bolsonaro foi citado como intenção de voto de 29,05%. O terceiro colocado, Ciro Gomes, é preferência de 4,1% dos entrevistados antes de ver a lista de candidatos.

Com menos de 1%, mas lembrados na pesquisa espontânea também apareceram Simone Tebet, Pablo Marçal e André Janones. Outros 4,85% disseram que pretendem votar em branco/nulo, além de 24,05% que não sabem ou não responderam.

Melhor da história

A pesquisa também perguntou aos entrevistados em qual governo eles tiveram melhor condição de vida. O governo Lula, entre 2003 e 2010, foi citado como o melhor por 48,65% dos entrevistados, seguido pela gestão Bolsonaro, preferido por 21,25%. A sequência mostra governo Fernando Henrique Cardoso (8,85%), Dilma Rousseff (1,90%), Fernando Collor (1,60%), Itamar Franco (1,20%) e Michel Temer (0,80%).

Do total de entrevistados, 71,95% disseram que já estão totalmente decididos de seus votos. Outros 15,60% ainda podem mudar de candidato até o dia da votação em primeiro turno, em 2 de outubro.

Publicidade

O Instituto Favela Diz, que é uma parceria entre Sou+Favelas, Cria Brasil Comunicação e G10 Favelas, ouviu por telefone 2.000 eleitores moradores de favelas de 64 municípios brasileiros, em 23 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 28 de julho e 4 de agosto. A pesquisa foi registrada sob protocolo BR-09451/2022.

Fonte: Visão do Corre
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se