Livro traz debate sobre os rumos da comunicação comunitária

Obra lançada pela ANF Produções, editora do Grupo ANF, aborda o papel da comunicação comunitária na luta por justiça social

5 ago 2022 - 08h33
(atualizado às 19h13)
Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil
Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil
Foto: Capa - Divulgação.

A comunicação comunitária tem uma história razoavelmente recente, seu início pode ser creditado como simultâneo ao dos movimentos sociais e populares dos anos 1970 e 1980. Porém, esta é uma forma de comunicação viva que passou e ainda vai passar por diversas mudanças.

Em paralelo aos avanços tecnológicos da sociedade, a comunicação comunitária também evoluiu, em pouco tempo o trabalho artesanal ganhou outras formas e ocupou ainda mais espaços, cumprindo sua função de enfrentamento às injustiças e atuação direta na mudança social.

Publicidade

É neste cenário que o jornalista André Fernandes, fundador da Agência de Notícias das Favelas, reuniu um time de peso e organizou a obra ‘Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil’. “Eu organizei o livro junto com o Adair Rocha, Alexandre Santini, André Santana, Mara Rovida, Michele Vieira, Patrick Granja, Renata Feital e Wellington Frazão, vários nomes que transitam na comunicação comunitária pelo Brasil”, diz André.

O jornalista comenta sobre o ineditismo da iniciativa que, é feita por quem realmente tem vivência na área e, observa também o potencial comercial por detrás da comunicação comunitária. “Estamos falando de um assunto que já permeia a comunicação há mais de 50 anos e já foi muito relatado pelos teóricos, mas neste livro somos nós, os que fazemos comunicação comunitária na prática que estamos falando. Eu estou falando aqui sobe a experiência da Agência de Notícias das Favelas num modelo em que a gente afirma que a comunicação comunitária pode ser, inclusive, comercial também”, finaliza.

O livro produzido pela ANF Produções terá seu lançamento oficial hoje (05/08) às 19:00 horas no Armazém do Campo – Av. Mem de Sá, 135, Centro, Rio de Janeiro – RJ.

‘Novos Rumos da Comunicação Comunitária no Brasil’ estará à venda em diversas livrarias pelo Brasil, na Amazon, além do próprio site da Agência de Notícias das Favelas.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações