Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Nave do Conhecimento leva qualificação tecnológica para o RJ

Inativas antes mesmo da pandemia, Naves do Conhecimento reabrem as portas e seguem com inscrições abertas para cursos na área de tecnologia

20 mai 2022 05h00
Compartilhar

Criado no ano de 2012, o programa Nave do Conhecimento é um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro direcionado às periferias com o intuito de democratizar o acesso ao universo digital em ambientes colaborativos e criativos. Sua atuação se dá por meio de oficinas, cursos e eventos gratuitos, presenciais ou online, sempre relacionados a temáticas como informática básica, economia criativa, tecnologias da informação, robótica e programação, trabalho e empreendedorismo.  

O Nave do Conhecimento possui nove unidades, localizadas nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro: Engenho de Dentro, Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança, algumas das quais estiveram inativas antes mesmo do início da pandemia do Covid-19. Questionado sobre o assunto, Willian Coelho, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, declarou na época, “Quando eu assumi a secretária, três dos equipamentos encontravam-se com contratos inativos e os outros seis estavam fechados devido à pandemia, ainda assim, durante este período, conseguimos parcerias para disponibilizar cursos online sem gastar um centavo de dinheiro público. O Prefeito Eduardo Paes nos autorizou a fazer uma nova licitação para reforma e reabertura das nove Naves do Conhecimento”, garantiu. 

Publicidade
Willian Coelho – Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia
Willian Coelho – Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia
Foto: Divulgação/CMRJ

De maneira gradual as unidades foram reabertas. Só neste mês estão sendo ofertadas mais de 13 mil vagas para oficinas e palestras gratuitas.  As possibilidades são inúmeras e vão desde Operador de Computador e Edição de Vídeo com Lightworks, até Introdução ao Marketing Digital. Willian Salientou a importância da qualificação tecnológica para o desenvolvimento profissional da população, “Atualmente, o desenvolvimento tecnológico é fundamental e o conhecimento nessa área tem papel essencial no crescimento profissional das pessoas. Existe uma enorme demanda no mercado em busca de profissionais nesse setor. As naves são espaços essenciais que visam promover atividades com o objetivo de potencializar a experiência digital, além de contribuir para o ingresso de jovens no mercado de trabalho por meio dos cursos de capacitação em novas tecnologias”, ressaltou. 

 

Para além de fornecer espaços de acesso e noções básicas sobre tecnologia, o Nave do Conhecimento realmente muda vidas ao capacitar seus alunos para o mercado de trabalho e para empreender. Gabriel dos Santos, morador do complexo do Alemão, cursou informática na unidade de Nova Brasília e conseguiu emprego graças à qualificação adquirida com o projeto. Ele conta, “O curso me proporcionou muitas coisas, me fez adquirir conhecimento, ajudou na minha área de trabalho, consegui colocar no meu currículo e arrumei um emprego legal. Foi uma das melhores experiências que eu já tive na vida. Só tenho a agradecer o empenho do pessoal que proporcionou esse curso maravilhoso”, finaliza. 

Gabriel dos Santos cursou Informática na unidade de Nova Brasília
Foto: Youtube - Naves do Conhecimento

 

Publicidade

As oficinas estão acontecendo desde o início do mês, mas ainda há vagas em aberto para diversos cursos remotos e online. As inscrições podem ser feitas diretamente no site do Programa Nave do Conhecimento ou de forma presencial, nas unidades do Engenhão, Madureira, Triagem, Vila Aliança e Nova Brasília (Bonsucesso), na Zona Norte. 

Além dos já citados Operador de Computador, Edição de Vídeo com Lightworks e Introdução ao Marketing Digital, algumas das qualificações e aperfeiçoamento profissional ofertadas nas Naves do Conhecimento incluem:  

 

Informática Básica 

Publicidade

Informática Kids 

Informática Senior 

Construindo o E-commerce 

Canva: Design para seu Empreendimento 

Publicidade

Introdução a Redes de Computadores 

Excel para Ambiente Empresarial 

DashBoard: Criando uma apresentação de dados 

Introdução ao Python 

Publicidade

Excel para iniciantes 

Analista em Help Desk 

Lógica de Programação 

Mobgrafia: Fotografia com Celular 

Publicidade

Operação e Gerenciamento de Redes: CCNA 

Programação para Crianças: Scratch 

Gestão de Compras e Estoque 

Fotografia em Estúdio 

Publicidade

Fotografia para Produto 

Criação de Currículo 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações