Chef de SP vende marmitas para disputar prêmio no Amapá

Bruno Athaíde levará o baião de dois para o Festival Enchefs Brasil; ele sonha em ter o próprio restaurante e ensinar jovens a trabalhar como cozinheiros

8 ago 2022 - 14h00
(atualizado em 18/10/2022 às 19h07)

Morador de Sobradinho, no distrito do Tremembé, extremo norte de São Paulo, o chef Bruno Athaíde, 32, se classificou para a etapa nacional do Festival Enchefs Brasil 2022. A competição concede o Prêmio Dólmã ao vencedor e o título de "Chef Embaixador", uma espécie de honraria dada pela organização do concurso.

O cozinheiro garantiu a vaga em junho deste ano ao vencer a etapa estadual disputada em Cravinhos, no interior do estado, e agora vai para a finalíssima em Macapá (AP), na região norte do país. Na ocasião, Bruno preparou para a banca de jurados o prato que já é sucesso na quebrada onde vive: o baião de dois.

Publicidade

"O azeite de dendê é da Bahia, a manteiga de garrafa vem de Minas Gerais e o coentro que dá aquele frescor é da Ásia, ou seja, é uma explosão de sabores", explica ele. A escolha deu certo e os jurados lhe deram o primeiro lugar.

"Fui com a maior confiança do mundo, sabia que ia ganhar ou ficar em segundo. Se os outros podem [vencer], por que eu não posso? Temos sempre que confiar em nós mesmos", comemora.

Com baião de dois como carro-chefe, ele vai disputar a etapa nacional do Festival Enchefs Brasil @André Santos/Agência Mural
Com baião de dois como carro-chefe, ele vai disputar a etapa nacional do Festival Enchefs Brasil @André Santos/Agência Mural
Foto: Agência Mural

Até chegar a este momento, entretanto, ele percorreu um longo caminho. Começou como stewart (ajudante de cozinha) e ficava admirando o trabalho dos cozinheiros. Um dia perguntou a um deles o que deveria fazer para se tornar um chef e a resposta padrão foi: "tem que estudar muito". Foi o que ele fez.

Se matriculou no curso de gastronomia na Faculdade Anhanguera e conseguiu emprego num restaurante no Itaim Paulista, na zona leste da capital, onde desenvolveu a receita do baião. Atualmente desempregado, teve que trancar o curso faltando apenas seis meses para o término, mas planeja concluí-lo em breve.

Publicidade
 

A etapa final do Festival Enchefs Brasil ocorrerá presencialmente entre os dias 10 e 12 de agosto, e contará com um fórum gastronômico e workshops com chefs premiados. A votação é feita online, na qual um chef de cada estado será premiado.

Para viajar até o Amapá, Bruno enfrentou o primeiro obstáculo: a falta de dinheiro. Diante da situação, ele teve a ideia de vender marmitas de baião de dois aos fins de semana para arrecadar fundos para as passagens e a hospedagem.

O ponto de venda fica na praça do bairro, no canteiro da avenida Barão Carlos de Sousa Anhumas, entre as ruas André Majer e Ramon Freire Serrano. No primeiro sábado de ação, foram vendidas 30 marmitas. "Deu muito certo. Se Deus quiser, vou vender muitos e muitos", comenta.

Marmitas de baião de dois são vendidas em praça do bairro Sobradinho, na zona norte @André Santos/Agência Mural
Foto: Agência Mural

Essa é a segunda vez que ele busca participar do festival. Em 2021, a inscrição dele não foi aceita porque o prazo já havia se encerrado. Agora, em 2022, o chef tratou de seguir os perfis dos organizadores (Instituto Multidisciplinar e Festival Enchefs Brasil) nas redes sociais e foi avisado assim que as inscrições foram abertas.

Publicidade

Para o cozinheiro, vencer o prêmio e se tornar um Chef Embaixador seria fundamental para alavancar alguns sonhos dentro da profissão, como dar palestras, workshops e ensinar moradores do bairro a cozinhar.

"Quero abrir um espaço aqui para ensinar os jovens, e todos que tiverem interesse, a trabalhar com comida", diz ele, que também tem o desejo de abrir o próprio restaurante.

Na mochila para o Amapá, além da receita secreta do baião de dois "suculento e saboroso", como gosta de salientar, ele leva também uma dose de confiança.

"A expectativa é muito boa, estou ansioso e confiante de que vou trazer a estatueta para a quebrada"

Bruno Athaíde, chef de cozinha

Segundo ele, o custo total para a viagem ficou em torno de R$ 1.600, quantia que já foi alcançada pelas vendas das marmitas. "Só de passagens são R$ 1.100", comenta. No que depender dos clientes de Sobradinho, o chef já pode se considerar o campeão.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações