VW revela sedã elétrico que roda até 620 km com uma carga

Previsto para estrear em 2023 na China, novo Volkswagen ID.Aero tem design aerodinâmico e é o primeiro sedã elétrico global da marca alemã

27 jun 2022 - 12h12
Volkswagen ID.Aero Concept
Volkswagen ID.Aero Concept
Foto: VW/Divulgação

Este é o novo Volkswagen ID.Aero. Depois de revelar os primeiros esboços do conceito na última semana, a montadora alemã apresentou oficialmente o novo sedã elétrico nesta segunda-feira (27), na China. Com porte de Passat e até 620 km de alcance, o novo Volkswagen ID.Aero será o primeiro sedã 100% elétrico global da marca. A versão de produção do modelo está prevista para chegar em 2023 na China.

Por fora, o visual do novo Volkswagen ID.Aero traz elementos em comum com os conceitos ID.Vizzion e ID.Space Vizzion revelados em 2019. Na dianteira, o sedã conta com faróis de LED IQ.Light interligados por uma barra horizontal iluminada, como nos lançamentos mais recentes da montadora alemã. O para-choque traz luzes diurnas de LED e uma entrada de ar na parte inferior.

Publicidade

Na lateral, a carroceria adota um caimento suave como um cupê, e traz os arcos das colunas bem destacados. Com foco na aerodinâmica, o Volkswagen ID.Aero tem um coeficiente de arrasto de apenas 0,23 e quase 5 m de comprimento. As rodas de liga-leve são de 22’’. Na traseira, o destaque fica para as lanternas de LED de formato horizontal. Elas serão interligadas por uma faixa em black piano, que também traz o logotipo da Volkswagen. 

O novo ID.Aero será produzido sobre a plataforma modular MEB da Volkswagen, que foi projetada exclusivamente para carros elétricos. Até o momento, a montadora alemã ainda não revelou como o futuro sedã será por dentro, mas adiantou que o modelo terá “um interior excepcionalmente espaçoso”. Além disso, é provável que o acabamento do ID.Aero siga o mesmo padrão minimalista adotado pelos demais modelos da família ID.

Volkswagen ID.Aero Concept
Foto: VW/Divulgação

Também sem revelar as especificações sobre a motorização do novo sedã, a Volkswagen adiantou apenas que o novo ID.Aero será equipado com um conjunto de baterias de 77 kWh. Já o alcance será de até 620 km com uma carga completa de bateria, graças ao design aerodinâmico. De acordo com a montadora alemã, o novo Volkswagen ID.Aero será o modelo topo de linha da família de elétricos ID.

Volkswagen ID.Aero Concept
Foto: VW/Divulgação

A versão de produção do novo Volkswagen ID.Aero está prevista para chegar ao mercado chinês apenas no segundo semestre do ano que vem. O modelo terá duas variantes planejadas para o país asiático – uma para cada joint-venture da Volkswagen: FAW-VW e SAIC-VW – e também terá uma terceira versão, específica para os mercados dos EUA e Europa. Esta será revelada em 2023 e produzida na fábrica da Volkswagen em Emden (Alemanha). O novo Volkswagen ID.Aero ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações