Táxis autônomos da Baidu já rodam sozinhos na China

Pouco mais de três meses depois de conseguir autorização para os testes, marca, popularmente chamada de "Google da China", pode rodar em Wuhan e Chongqing

8 ago 2022 - 14h09
(atualizado às 17h27)

Os táxis autônomos já são realidade na China, e podem rodar sem o chamado "motorista emergencial" (ou assistencial) em algumas regiões do País. Graças ao pioneirismo da Baidu, fabricante que é popularmente chamada de "Google da China".

Cerca de três meses depois de conseguir licença para realizar os testes com os táxis autônomos em Pequim, capital do país, agora a montadora conseguiu provar a qualidade e eficiência do serviço. Desta forma, alcançou a liberação para transportar passageiros em zonas pré-determinadas das regiões de Wuhan e Chongqing.

Publicidade

Segundo o pessoal do Engadget, o serviço será oferecido de forma 100% autônoma, ou seja, sem a necessidade de um "humano" no carro para interceder no caso de alguma ocorrência emergencial.

Há, no entanto, limites pré-estabelecidos na liberação que a Baidu conseguiu para colocar os táxis autônomos nas ruas: Os carros, chamados de Appolo Go, poderão rodar em uma área restrita entre 13 e 30 quilômetros, e somente de dia.

Segurança reforçada

As áreas em Wuhan e Chongqing foram reformuladas especialmente para oferecer suporte aos testes dos carros elétricos autônomos da Baidu. Segundo a empresa, os chamados robôtáxis têm, em seus sistemas operacionais, várias medidas de segurança para fazer backup das principais funções de direção autônoma.

Os carros estão preparados para responder, sozinhos, aos problemas mais comuns no trânsito. A ideia da empresa, que também faz testes nos Estados Unidos, é concorrer de igual para igual com marcas mais badaladas, como Waymo e Cruise .

Publicidade

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se