Renault Captur vai sair de linha no Brasil este ano, diz site

Com baixas vendas e baseado no Kaptur russo, Renault Captur nacional seria descontinuado devido à Guerra na Ucrânia e outros fatores

9 ago 2022 - 11h33
Renault Captur Iconic 1.3 turbo.
Renault Captur Iconic 1.3 turbo.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Renault Captur sairá de linha ainda este ano. Quem crava a descontinuação do SUV produzido pela Renault em São José dos Pinhais (PR) é o site Mobiauto. Segundo a publicação, a Renault vai antecipar para este ano o fim do ciclo de vida do Captur, que estaria previsto para 2024.

Entramos em contato com a Renault do Brasil, que respondeu: “O Captur segue em produção”. Trata-se de uma resposta dúbia, a mesma que havia sido dada ao Mobiauto. Isso nçai confirma nem desmente a tese do site, que descreveu vários fatores que justificariam a aposentadoria antecipada do Captur.

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Um deles é que a Guerra na Ucrânia levou a Renault a entregar as chaves da empresa Autovaz, que fazia parte da Aliança Renault Nissan e fabrica o Renault Kaptur na Rússia. O Captur nacional é baseado no Kaptur russo e até compartilha peças com ele.

A razão mais forte, entretanto, seria mesmo de mercado. Segundo o Mobiauto, o Captur tem tido descontos de até R$ 13.000 nas concessionárias e não está conseguindo se diferenciar do irmão Duster, que usa a mesma plataforma. Assim, a Renault “aproveitaria o foco no lançamento do SUV elétrico Mégane E-Tech, no último trimestre, para tirá-lo do catálogo sem muito alarde”.

Captur é mais aspiracional do que o Duster

No primeiro semestre, o Renault Duster ficou em 10º lugar no segmento SUV, segundo a Fenabrave, com 11.576 vendas. Já o Renault Captur ficou apenas em 21º lugar com 2.626 emplacamentos.

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Se a notícia do Mobiauto se confirmar, será uma revisão nos planos da Renault para o Brasil. O novo Captur ficou muito bom com o motor 1.3 turbo de 170 cv e câmbio CVT de 8 marchas. O carro deu um salto de qualidade e aproximou a Renault brasileira da Renault francesa, pois o objetivo era justamente este – se distanciar da Dacia (fabricante original do Duster) para poder se impor como uma marca mais aspiracional.

O Captur é mais aspiracional do que o Duster. Isso é um fator importante para a marca subir de patamar no Brasil e poder aumentar sua lucratividade. Como não existe na Europa um Renault Duster e sim um Dacia Duster, a permanência do Duster seria incoerente com o plano anterior. Afinal, o Renault Captur é um sucesso na França.

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