Novo Toyota Yaris Ativ estreia e pode antecipar mudanças

Nova geração do Toyota Yaris é apresentada oficialmente na Tailândia e mostra busca de um cliente mais jovem para a marca

9 ago 2022 - 17h49
Novo Toyota Yaris Ativ
Novo Toyota Yaris Ativ
Foto: Toyota / Divulgação

O Toyota Yaris já tem uma nova geração. Ela acaba de ser apresentada oficialmente na Tailândia como Yaris Ativ e tem o objetivo de buscar um consumidor mais jovem para a marca. O Toyota Yaris Ativ estreia para ser um forte rival do novo Honda City.

O carro foi apresentado apenas na carroceria sedã. O novo Toyota Yaris é maior do que o modelo produzido atualmente no Brasil e pode antecipar mudanças no sedã brasileiro. É possibilidade para a Toyota posicionar o Yaris mais acima e elevar também o Corolla.

Publicidade

Com proporções maiores, o novo Yaris Ativ ganhou 7 cm na distância entre-eixos, que agora é de 2,62 m. Ele tem 4,42 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,48 m de altura. Na Tailândia já é exibido também com faixas decorativas para ganhar um aspecto mais esportivo.

Novo Toyota Yaris Ativ
Foto: Toyota / Divulgação

O motor, entretanto, é pequeno, de 1,2 litro, com apenas 94 cv e 110 Nm de torque com câmbio CVT de 7 marchas. Mas haverá também uma versão híbrida 1.5 a partir de 2023.

A grande mudança do novo Yaris foi a utilização de uma nova plataforma. Isso não apenas permitiu que o carro ganhasse um design mais arrojado como também cresceu. A ideia de design foi aproximar o Yaris dos sedãs superiores da Toyota (Corolla e Camry). Assim, faróis e lanternas ficaram mais afilados e horizontais.

Novo Toyota Yaris Ativ
Foto: Toyota / Divulgação

Por dentro, o novo Toyota Yaris Ativ também ficou mais casual e moderno. O sedã tem um novo volante de direção, velocímetro digital com tela TFT de 7” e duas opções display multimídia, de 8” e 9”, dependendo da versão.

Publicidade

No Brasil, o futuro do Toyota Yaris não é tão certo. Ele tanto pode continuar com algumas mudanças introduzidas no Yaris Ativ tailandês como até ser substituído por um inédito SUV compacto.

Porém, em julho, o segmento sedã teve boas vendas e dificilmente a Toyota deixará o mercado aberto para a Honda, que vai bem com o novo City. O Toyota Yaris ficou em 6º lugar com 1.350 emplacamentos, atrás do Honda City, que teve 2.342 vendas.

Toyota Yaris chega à linha 2023 com boas modificações
Video Player
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações