Novo Citroën C4 X encanta com ousada proposta de design

Versão elétrica tem alcance de 360 km e recarga rápida de 100 kW; porta-malas comporta 510 litros de volume

1 jul 2022 - 11h18
Novo Citroën C4 X: design ousado e inspirador.
Novo Citroën C4 X: design ousado e inspirador.
Foto: Stellantis / Divulgação

Ainda não sabemos se a Citroën lançará o novo C4 X no Brasil. Mas o carro tem potencial para agradar por trazer uma nova proposta de design. Os inéditos C4 X e ë-C4 X elétrico, reúnem a esportividade de um fastback, a versatilidade de um modelo quatro portas e a pegada SUV. A ideia está dentro do que a nova Citroën (agora sob a Stellantis) pretende propor no mercado brasileiro.

O modelo totalmente elétrico tem alcance de 360 km pelo ciclo WLTP. “Estamos entusiasmados com a oportunidade apresentada pelos novos modelos ë-C4 X e C4 X, pois eles contribuem significativamente para a nossa presença de marca e objetivos de expansão de vendas, especialmente para mercados internacionais, bem como a Europa”, disse Vincent Cobée, CEO da Citroën.

Publicidade
Novo Citroën C4 X: alcance elétrico de 360 km.
Foto: Stellantis / Divulgação

Os faróis de led têm sintonia com o icônico logotipo Duplo Chevron, que representa a marca há mais de 100 anos. O carro tem uma charmosa linha de teto, que se inclina como se fosse um sedã, mas acaba resultando numa mistura de fastback e SUV, devido à suspensão mais elevada. O Cx é de 0,29, um bom número aerodinâmico. Toda a parte inferior da carroceria tem proteção de plástico preto, o que reforça a ideia de se aproximar de um SUV. As portas têm proteção adicional com o Airbump.

O novo Citroën C4 X tem 4,60 m de comprimento e 2,76 m de entre-eixos. A largura é quase proporcional à de um Toyota Corolla, com 1,80 m de largura. É um carro relativamente compacto, mas com um grande porta-malas de 510 litros. Na cabine, destaque para a multimídia com tela de 10” e quatro entradas USB, além de navegador por GPS.

Novo Citroën C4 X: tela multimídia de 10".
Foto: Stellantis / Divulgação

Nas versões com motor a combustão interna, o Citroën C4 X terá os motores PureTech 100 e 130 a gasolina com duas opções de câmbio: manual de 6 marchas ou automático de 8. Na Europa há também opção Blue HDi turbodiesel com câmbio automático de 8 marchas. 

Já o ë-C4 X tem motor de 100 kW (136 cv) e torque de 260 Nm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos. A bateria tem 50 kWh de capacidade e dá ao ë-C4 X um alcance de até 360 km pelo ciclo WLTP. Ele é compatível com sistema de recarga rápida de até 100 kW, possibilitando um ganho de 10 km de autonomia por minuto. Para repor o nível da bateria de 0 a 80% bastam somente 30 minutos.

Publicidade
Novo Citroën C4 X: versões térmicas e elétricas.
Foto: Stellantis / Divulgação

Os Citroën C4 X e ë-C4 X serão fabricados no Polo Automotivo da Stellantis em Madri (Espanha), e ele começa a ser vendido nos principais mercados da Europa, Ásia e Oriente Médio no início do outono do hemisfério norte.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações