Nissan Ariya fará expedição do Polo Norte ao Polo Sul

Comandado pelo britânico Chris Ramsey, elétrico Nissan Ariya vai rodar 27 mil km em trajeto do Polo Norte ao Polo Sul a partir de 2023

25 mai 2022 - 15h47
Nissan Ariya fará expedição do Polo Norte ao Polo Sul
Nissan Ariya fará expedição do Polo Norte ao Polo Sul
Foto: Nissan/Divulgação

A Nissan anunciou nesta semana uma parceria com o aventureiro britânico Chris Ramsey, que vai comandar a primeira expedição totalmente elétrica já realizada no mundo entre o Polo Norte e o Polo Sul a bordo do SUV elétrico Nissan Ariya. Com início previsto para março de 2023, a expedição Pole to Pole vai percorrer um trajeto de 27 mil km desde o Ártico até a Antártica.

"O novíssimo Ariya é um SUV 100% elétrico que permite que você vá ainda mais longe, com mais conforto e praticidade. E com a tecnologia e-4ORCE de tração integral que oferece ainda mais estabilidade e controle da tração em uma série de superfícies de rodagem, sabemos que ele será o parceiro perfeito para o Chris e sua equipe nesta desafiante jornada 100% elétrica", afirma Asako Hoshino, vice-presidente executiva e head global de Marketing e Vendas da Nissan. 

Publicidade
Nissan Ariya da expedição Pole to Pole terá modificações radicais
Foto: Nissan/Divulgação

De acordo com a Nissan, a Pole to Pole vai percorrer as Américas do Norte, Central e do Sul. A montadora japonesa ainda destaca que a expedição passará por alguns dos cenários mais extremos e selvagens do planeta, desde paisagens glaciais cobertas de neve até traiçoeiras subidas de montanha e vastas dunas em meio ao deserto, com temperaturas que podem variar de -30ºC a 30ºC.

Durante as preparações para o clima congelante no Ártico e na Antártica, o Nissan Ariya e-4ORCE da expedição de Ramsey será modificado externamente, ganhando uma estrutura mais robusta e apropriada para andar em terrenos com condições extremas, incluindo rodas, pneus e suspensão reforçados. Além disso, um segundo Nissan Ariya não modificado cumprirá a função de veículo de suporte através das Américas.

Um dos destaques do Nissan Ariya é o sistema de tração integral e-4ORCE, que atua de forma eletrônica no gerenciamento da potência e da performance de frenagem, permitindo entregar suavidade e estabilidade. O sistema aumenta a confiança ao volante, ajustando as configurações de tração do carro em diferentes condições de rodagem – incluindo superfícies molhadas e cobertas de neve de forma automática.

Nissan Ariya será comandado pelo aventureiro britânico Chris Ramsey
Foto: Nissan/Divulgação

"Nossa missão é mostrar que os veículos elétricos podem enfrentar os ambientes mais inóspitos – desde o frio penetrante dos polos até o calor causticante e a umidade das florestas da América do Sul, demonstrando que eles são emocionantes para dirigir e atendem as necessidades diárias dos motoristas de todo o mundo. É fantástico ter uma importante e inovadora marca global como parceira em nossa expedição", comentou Chris Ramsey, fundador da Pole to Pole.

Publicidade

Além da expedição Pole to Pole, Chris Ramsey já completou o Rali da Mongólia a bordo de um Nissan Leaf em 2017. Ao lado de sua esposa Julie, eles se tornaram a primeira equipe a completar a competição em um veículo 100% elétrico, em um trajeto de mais de 16 mil km durante 56 dias. 

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se