Motoristas sem multa há 12 meses terão direito a benefícios

Medida começa a valer em setembro junto a entidades do governo e particulares. Saiba como isso vai ajudar os bons motoristas

17 ago 2022 - 11h37
(atualizado às 12h28)
Trânsito
Trânsito
Foto: USP Imagens / Marcos Santos

Respeitar as leis de trânsito vão proporcionar mais vantagens aos motoristas, além de poupar transtornos com pontos e suspensão da CNH e, claro, prejuízo financeiro. É que a partir de setembro vai começar a vigorar o RNPC (Registro Nacional Positivo de Condutores), também chamado de Cadastro Positivo de Motoristas.

Essa medida – que foi incorporada ao Código de Trânsito Brasileiro em 2020, mas regulamentada apenas no ano passado – prevê a concessão de benefícios aos motoristas que não tiverem cometido infrações de trânsito no período mínimo de 12 meses.

Publicidade

Entre as vantagens oferecidas estão descontos e isenção de taxas e de tributos por entidades governamentais, facilidades e condições de pagamento diferenciadas na locação de veículos e contratação de seguros automotivos e compensação financeira (cash-back) no pagamento de tarifas de pedágio e de estacionamentos. A oferta desses benefícios, porém, ficará a cargo das empresas e não será obrigatória.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, os motoristas interessados devem se cadastrar utilizando o aplicativo da CNH digital ou através do portal de serviços da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações