Morre Jesse Koz, brasileiro que viajou o mundo em Fusca 1978

Influenciador brasileiro, que fazia viagem pelas Américas com Fusca 1978 ao lado do cachorro Shurastey, morre em acidente de carro nos EUA

25 mai 2022 - 18h31
(atualizado em 26/5/2022 às 21h02)
Dupla passou pela mítica estrada Route 66.
Dupla passou pela mítica estrada Route 66.
Foto: Reprodução/@shurastey_/Instagram

O influenciador brasileiro Jesse Koz, de 29 anos, conhecido por viajar o mundo com um Volkswagen Fusca 1978 com a companhia de seu cachorro, o golden retriever Shurastey, morreu na última segunda-feira (23) em um acidente de trânsito nas proximidades da cidade de Portland (EUA), perto da fronteira com o Canadá. A dupla percorria as Américas a bordo do Fusca branco com placas de Balneário Camboriú (SC) apelidado de Dodongo.

A notícia foi confirmada através das redes sociais do influenciador. De acordo com informações da imprensa local e de um casal de amigos que acompanhava a dupla viajante, o acidente aconteceu após o Fusca de Jesse não conseguir frear a tempo de desviar de um carro que parou na rodovia para fazer uma conversão à direita. Com isso, o Fusca perdeu o controle e colidiu com um Ford Escape que vinha na direção contrária. 

Publicidade
Shurastey, Jesse e Dudongo em São Francisco (EUA)
Foto: Reprodução/@shurastey_/Instagram

Além de Jesse, o acidente também vitimou o cachorro Shurastey. Segundo a polícia local, a motorista do Ford Escape sofreu ferimentos e foi encaminhada a um hospital. A viagem, que teve início em 2017, tinha como destino final o estado do Alasca, nos EUA, e fazia parte do projeto “Shurastey or Shuraigow?”, inspirado na música “Should I stay or should I go” ("Devo ficar ou devo ir?"), da banda inglesa The Clash. 

Durante praticamente 5 anos, a dupla já tinha percorrido mais de 85 mil km em 16 países diferentes – mesmo com uma breve interrupção em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. Nas redes sociais de Jesse e do projeto, quase 500 mil seguidores acompanhavam a jornada. Nesta quarta-feira (25), o perfil Shurastey (@shurastey_) atingiu a marca de 1 milhão de seguidores. Um dos momentos mais marcantes ocorreu em abril deste ano, quando o Fusca Dodongo apareceu na Times Square, em Nova York.

Fusca de Jesse chamou a atenção nas ruas da Times Square
Foto: Reprodução/@shurastey_/Instagram

Recentemente, Jesse, Shurastey e Dodongo também passaram pela histórica estrada Route 66, percorrendo 4.413 km em oito estados americanos, e também visitando cidades como Washington, Orlando e São Francisco durante o período nos EUA. O trio também passou por países como México, Panamá, Argentina, Brasil e Uruguai.

Dupla tinha como destino final o Alasca, nos EUA
Foto: Reprodução/@shurastey_/Instagram

Com o anúncio da morte de Jesse e Shurastey, familiares e amigos do influenciador criaram uma vaquinha virtual para arrecadar R$ 120 mil – que teve a meta batida em poucas horas – para trazer o corpo de Jesse e as cinzas do cachorro ao Brasil. Além disso, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, também comunicou que solicitou auxílio ao Itamaraty para o traslado dos corpos.

Publicidade
Dupla passou pela mítica estrada Route 66.
Foto: Reprodução/@shurastey_/Instagram
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se