Hyundai Creta 1.0 turbo vale a pena? Conheça a versão Limited

Avaliamos o novo Hyundai Creta Limited, a versão intermediária com motor 1.0 TGDI , no dia-a-dia e também numa viagem de 1.200 km

8 ago 2022 - 17h18
Hyundai Creta Limited 1.0 TGDI: o design deixou de ser polêmico.
Hyundai Creta Limited 1.0 TGDI: o design deixou de ser polêmico.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Vale a pena comprar o novo Hyundai Creta 1.0 turbo? Esta é uma pergunta que muitos consumidores fazem, pois a versão topo de linha usa o motor 2.0 aspirado. Para tirar a dúvida, rodamos uma semana com o Creta Limited, a versão intermediária com o motor 1.0 TGDI e câmbio automático de 6 marchas.

De cara, vale dizer que o Creta Limited é R$ 11.000 mais caro do que o Creta 1.0 Comfort. A diferença está basicamente no sistema blueLink, que permite acessar vários itens do carro pelo smartphone. O serviço é gratuito por três anos.

Publicidade
Hyundai Creta Limited: 1.200 km numa viagem entre São Paulo e Londrina.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Ele acrescenta ainda alarme antifurto volumétrico, sensor de estacionamento traseiro, aletas para trocas de marcha no volante, faróis de neblina, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente, indicador de temperatura externa e carregador do celular por indução. De resto, é o mesmo carro.

Preços do Hyundai Creta

Creta Comfort 1.0 turbo - R$ 121.790

Creta Limited 1.0 turbo - R$ 132.790

Publicidade

Creta Platinum 1.0 turbo - R$ 145.290

Creta N Line 1.0 turbo - R$ 160.890

Creta Ultimate 2.0 - R$ 166.690

Na cidade e na estrada, o Hyundai Creta 1.0 TGDI (turbo com injeção direta) se mostrou mais interessante do que na pista de testes. O desempenho foi até surpreendente, considerando que estamos falando de um motor feito sob medida para o Hyundai HB20, que é um carro menor e mais leve.

O desempenho foi o esperado para um carro de 120 cavalos com relação peso/potência de 11,3 kg/cv. Na cidade, está de bom tamanho – é um carro bastante ágil, fácil de estacionar, com bom porte para carregar pessoas e coisas. 

Hyundai Creta 1.0 TGDI Limited durante uma parada na Castello Branco.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Na estrada o carro anda muito bem e é razoavelmente econômico. A vantagem do motor é que os 172 Nm de torque estão disponíveis em baixas rotações, já a 1.500 giros. Assim, o Creta é ágil. Durante toda nossa avaliação, o Creta Limited 1.0 TGDI esteve abastecido com etanol.

Publicidade

O consumo na cidade não foi bom. Ele fez apenas 4,5 km/l com etanol (a mareca oficial é 8,2). Na estrada, entretanto, ele foi bem melhor. Na Rodovia Castello Branco, o Creta chegou a fazer 10,9 km/l, um bom número com etanol e numa estrada rápida, pois sua marca oficial no Inmetro é 8,9. Também medimos o Cresta em estradas sinuosas no Paraná e sua pior média foi 9,4  km/l.

Na viagem de volta, a maior parte à noite e com chuva, o Creta consumiu média de 9,5 km/l de etanol. O piloto automático, facílimo de usar, ajudou bastante nessa viagem, pois ele dá uma rodagem linear (o que reduz o consumo) e também permite descansar um pouco as pernas.

Hyundai Creta 1.0 turbo: consumo melhor do que o oficial com etanol.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O carro teve um bom comportamento dinâmico nas curvas, feitas sem exagero. Na pista, ele havia demonstrado excessiva rolagem da carroceria. Mas o Creta é um carro para ser usado com uma tocada mais conservadora; não tem apelo esportivo. É preciso saber usar.

O carro melhorou bastante na questão do espaço interno, dos itens de segurança e da conectividade. A posição de dirigir é muito boa e deixa o motorista elevado, bem ao gosto do público. Ele tem 190 mm de distância para o solo, o que deixa o carro bastante versátil na cidade e no off-road.

Publicidade

A suspensão é macia e os bancos são muito confortáveis. A posição de dirigir agrada muito, pois o volante tem boa empunhadura. A multimídia, entretanto, embora tenha melhorado e possua conexão sem fio, tem um detalhe irritante. Toda vez que você liga o carro tem que repetir o lento e enfadonho ritual para conectar o Android Auto.

Fazer isso duas ou três vezes no dia até vá lá, mas 10, 15 ou 20 vezes, se você precisa desligar e sair do carro várias vezes ao dia, acaba se tornando cansativo. A multimídia do Creta Limited é a mesma do Creta Comfort, blueMedia. Na Comfort e na Limited o display central é menor, de 8”.

Para ter o BlueNav, que é a multimídia das versões superiores, é preciso, entretanto, abrir mão da conexão sem fio. Mas, entre o cabo do celular e a obrigação de fazer um ritual toda hora que liga o carro, o cabo é o menor dos males. A questão aqui é que o Creta Platinum com BlueNav parte de R$ 145.290, que já é um preço bem mais salgado.

Hyundai Creta Limited: um bom carro para viagens longas.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O visual já não é mais tão polêmico. A impressão que deu é que as pessoas se acostumaram com as linhas ousadas do novo Hyundai Creta. Considerando todos os prós e contras, podemos garantir que a compra do Hyundai Creta 1.0 TGDI vale a pena, sim.

Publicidade

Qual versão? Depende mais da sua disponibilidade de dinheiro. Desde a versão de entrada o Hyundai Creta 1.0 é uma  boa compra. O Creta Limited é mais bonito e traz itens interessantes, como foi citado no início do texto. A grande vantagem do Creta Platinum é a multimídia e os sistemas de segurança que acrescenta.

Conheça em detalhes o novo Hyundai Creta 1.0 TGDI
Video Player

Os números

Preço: R$ 132.790

Motor: 1.0 turbo flex

Potência: 120 cv a 6.000 rpm (g/e)

Torque: 172 Nm a 1.500 rpm (g/e)

Câmbio: 6 marchas AT

Publicidade

Tração: 4x2 (dianteira)

Comprimento: 4,300 m

Largura: 1,790 m

Altura: 1,635 m

Entre-eixos: 2,610 m

Vão livre: 190 mm

Ângulo de entrada: 20,4 graus

Ângulo de saída: 28,3 graus

Publicidade

Peso: 1.270 kg

Pneus: 215/60 R17

Porta-malas: 422 litros

Carga útil: 430 kg

Tanque: 50 litros

0 a 100 km/h: 11s5

Velocidade máxima: 180 km/h

Consumo cidade: 12,0 km/l (g)

Publicidade

Consumo estrada: 12,2 km/l (g)

Emissão de CO2: 110 g/km

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações