Ford revela van elétrica mais potente que um Bugatti Chiron

Baseada na Transit Connect, nova Ford Pro Electric SuperVan estreia em Goodwood equipada com um motor elétrico de impressionantes 2.000 cv

24 jun 2022 - 08h00
Ford Pro Electric SuperVan
Ford Pro Electric SuperVan
Foto: Ford/Divulgação

A Ford apresentou nesta quinta-feira (23) a Ford Pro Electric SuperVan, quarta geração da sua icônica linha de vans de ultra-alta performance, no tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido. A nova van elétrica, com cerca de 2.000 cv, é a mais potente já produzida pela marca: acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e chega a mais de 300 km/h de velocidade máxima.

Desenvolvida como protótipo pela Ford Performance e pela Stard, empresa austríaca especializada em carros elétricos de competição, a supervan é uma vitrine das tecnologias de eletrificação e conectividade já oferecidas na linha Transit, levadas ao extremo para o mundo das pistas. Ela será conduzida pelo piloto campeão Romain Dumas na famosa prova de subida de Goodwood.

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Ford Pro Electric SuperVan
Foto: Ford/Divulgação

De acordo com a Ford, a nova Pro Electric SuperVan é equipada com quatro motores elétricos, que somados oferecem impressionantes 2.000 cv. Para efeito de comparação, a nova van da Ford é mais potente que o hiperesportivo Bugatti Chiron, que tem 1.600 cv de potência. A tração é integral nas quatro rodas, e a bateria de 50 kWh conta com refrigeração líquida e um sistema especial de controle.

Por outro lado, o seu chassi desenvolvido especialmente para as pistas é baseado na Ford E-Transit convencional. Assim como os veículos comerciais da marca americana, a Ford Pro Electric SuperVan também conta com a transmissão de dados em tempo real e gerenciamento remoto para elevar ao máximo a performance do veículo. 

Ford Pro Electric SuperVan
Foto: Ford/Divulgação

“Com 2.000 cv de potência elétrica, emoção incomparável e estilo inspirado na nova E-Transit, esta é a supervan do século 21. Mas performance não é só potência. Como nos carros de corrida modernos, os engenheiros podem usar os dados em tempo real para otimizar o seu desempenho”, afirma Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.

A primeira supervan da Ford, a Transit Mk. 1, foi apresentada em 1971 com motor central do Ford GT40 vencedor de Le Mans. A fórmula foi aprimorada na Transit Mk. 2, com carroceria de fibra de vidro e a estrutura monobloco do carro de corrida C100 da Ford, com motor V8 Cosworth de 590 cv. Esse modelo mais tarde renasceu como a repaginada Transit Mk. 3, com motor Cosworth HB de 650 cv compartilhado com carros de Fórmula 1 da época.

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Por fora, a  Ford Pro Electric SuperVan conta com um design agressivo, que traz linhas musculosas e arcos de rodas destacados. A van de competição combina a estrutura de aço da E-Transit com painéis de carroceria em composto leve. O conjunto de bateria, montado para otimizar a distribuição do peso e manter o centro de gravidade baixo, pode ser recarregado em cerca de 45 minutos em um carregador rápido padrão.

Completam o design o novo divisor frontal, as saias laterais e o difusor traseiro, que são típicos de veículos de competição. Os recortes e a asa traseira geram downforce para aumentar a tração na pista. Já a suspensão de braços duplos e os freios também são especiais. Além disso, o motorista também conta com várias câmeras para ajudar nas manobras. 

Por dentro, o interior da supervan tem gaiola de proteção e bancos padrão FIA e uma tela multimídia vinda de veículos de produção da Ford, como o Mustang Mach-E. Ela controla os sistemas de conectividade, informação e também os cinco modos de direção que variam o mapa de torque, a frenagem regenerativa e outros parâmetros de resposta para rodagem em estrada, pista, drag, drift e rali.

Ford Pro Electric SuperVan
Foto: Ford/Divulgação

O pacote eletrônico inclui controle de tração e de partida, limitador de velocidade para “pit-lane” e frenagem regenerativa de três estágios para recarregar a bateria – similar à usada na E-Transit de produção. Em baixa velocidade, o modo Eco otimiza a eficiência do motor, maximiza a frenagem regenerativa e corta a tração no eixo traseiro. O botão E-Boost aumenta a potência e o torque instantâneos para velocidade máxima.

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Outro recurso novo é o modo de limpeza de pneus. De acordo com a Ford, ele freia totalmente um eixo e libera a tração no outro, criando “burnouts” na frente ou na traseira, para limpar e aquecer os pneus antes das corridas. Por se tratar de um veículo especial e exclusivo, a nova Ford Pro Electric SuperVan não tem previsão de chegar ao mercado. No entanto, algumas das tecnologias da van podem equipar alguns dos futuros carros da Ford.

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