Citroën C3 pode ganhar versão elétrica em 2023 na Índia

Derivado do novo Citroën C3, modelo 100% elétrico será opção acessível da montadora francesa e do grupo Stellantis no mercado indiano

23 mai 2022 - 09h53
Citroën C3 pode ganhar versão elétrica em 2023 na Índia
Citroën C3 pode ganhar versão elétrica em 2023 na Índia
Foto: Stellantis

A Citroën está de olho no mercado de carros elétricos na Índia. Ao que tudo indica, a montadora francesa pretende lançar já no ano que vem um modelo 100% elétrico derivado da nova geração do hatch C3. A informação foi antecipada pelo site indiano Car and Bike, e confirmada pelo CEO do grupo Stellantis, Carlos Tavares, durante uma visita ao país asiático realizada na última semana. 

De acordo com Carlos Tavares, a Citroën e a Jeep vão liderar o processo de eletrificação dos carros do grupo Stellantis na Índia. Dentre os modelos da montadora francesa, a Citroën confirmou que um dos carros elétricos será derivado do projeto C-Cubed – do qual a nova geração do hatch C3 faz parte. Com isso, existe a possibilidade de que o novo modelo seja um carro inédito – ou uma versão 100% elétrica do próprio C3.

Publicidade
Citroën C3 pode ganhar versão elétrica em 2023 na Índia
Foto: Stellantis / Divulgação

"Vamos trazer não apenas carros elétricos compactos dentro da segmentação de mercado indiana com menos de 4 metros de comprimento, mas também traremos carros elétricos para outros segmentos, como o de crossovers, monovolumes, entre outros”, afirmou Tavares. De acordo com o CEO, a expectativa do grupo é a de que os carros 100% elétricos representem cerca de 5% a 10% das vendas do grupo na Índia até 2025, e em torno de 25% a 30% até 2030. 

Além do novo Citroën C3, já se sabe que o projeto também daria origem a pelo menos dois modelos, sendo um deles um possível sedã ou um carro com 7 lugares – e o outro um SUV compacto. Junto com o novo C3, eles devem chegar ao mercado brasileiro até 2024. Todas as decisões fazem parte do novo plano estratégico global do grupo, o Dare Foward 2030, que prevê pelo menos 16 lançamentos – sendo 7 deles eletrificados – do grupo Stellantis na América Latina até 2025.

Citroën C3 pode ganhar versão elétrica em 2023 na Índia
Foto: Stellantis/Divulgação

Até o momento, a Citroën não revelou quais serão as especificações do seu novo modelo elétrico. No entanto, por se tratar de uma opção mais acessível e voltado ao uso urbano, o possível Citroën C3 movido a bateria deve contar com números próximos ao do Renault Kwid E-Tech, que oferece 65 cv de potência e 113 Nm de torque, além de um alcance de até 298 km. 

Previsto para estrear em 2023 na Índia, o novo Citroën elétrico ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. No entanto, ele seria uma boa opção para rivalizar com o Renault Kwid E-Tech no mercado brasileiro. Ainda em pré-venda no país, o hatch elétrico da Renault terá suas primeiras unidades entregues aos clientes em agosto deste ano. Com um preço inicial de R$ 142.990, o novo Renault Kwid E-Tech é o carro elétrico mais barato do Brasil atualmente.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se