Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Citroën C3 pode ganhar versão elétrica em 2023 na Índia

Derivado do novo Citroën C3, modelo 100% elétrico será opção acessível da montadora francesa e do grupo Stellantis no mercado indiano

23 mai 2022 09h53
Compartilhar
Citroën C3 pode ganhar versão elétrica em 2023 na Índia
Citroën C3 pode ganhar versão elétrica em 2023 na Índia
Foto: Stellantis

A Citroën está de olho no mercado de carros elétricos na Índia. Ao que tudo indica, a montadora francesa pretende lançar já no ano que vem um modelo 100% elétrico derivado da nova geração do hatch C3. A informação foi antecipada pelo site indiano Car and Bike, e confirmada pelo CEO do grupo Stellantis, Carlos Tavares, durante uma visita ao país asiático realizada na última semana. 

De acordo com Carlos Tavares, a Citroën e a Jeep vão liderar o processo de eletrificação dos carros do grupo Stellantis na Índia. Dentre os modelos da montadora francesa, a Citroën confirmou que um dos carros elétricos será derivado do projeto C-Cubed – do qual a nova geração do hatch C3 faz parte. Com isso, existe a possibilidade de que o novo modelo seja um carro inédito – ou uma versão 100% elétrica do próprio C3.

Publicidade
Citroën C3 pode ganhar versão elétrica em 2023 na Índia
Foto: Stellantis / Divulgação

"Vamos trazer não apenas carros elétricos compactos dentro da segmentação de mercado indiana com menos de 4 metros de comprimento, mas também traremos carros elétricos para outros segmentos, como o de crossovers, monovolumes, entre outros”, afirmou Tavares. De acordo com o CEO, a expectativa do grupo é a de que os carros 100% elétricos representem cerca de 5% a 10% das vendas do grupo na Índia até 2025, e em torno de 25% a 30% até 2030. 

Além do novo Citroën C3, já se sabe que o projeto também daria origem a pelo menos dois modelos, sendo um deles um possível sedã ou um carro com 7 lugares – e o outro um SUV compacto. Junto com o novo C3, eles devem chegar ao mercado brasileiro até 2024. Todas as decisões fazem parte do novo plano estratégico global do grupo, o Dare Foward 2030, que prevê pelo menos 16 lançamentos – sendo 7 deles eletrificados – do grupo Stellantis na América Latina até 2025.

Citroën C3 pode ganhar versão elétrica em 2023 na Índia
Foto: Stellantis/Divulgação

Até o momento, a Citroën não revelou quais serão as especificações do seu novo modelo elétrico. No entanto, por se tratar de uma opção mais acessível e voltado ao uso urbano, o possível Citroën C3 movido a bateria deve contar com números próximos ao do Renault Kwid E-Tech, que oferece 65 cv de potência e 113 Nm de torque, além de um alcance de até 298 km. 

Previsto para estrear em 2023 na Índia, o novo Citroën elétrico ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. No entanto, ele seria uma boa opção para rivalizar com o Renault Kwid E-Tech no mercado brasileiro. Ainda em pré-venda no país, o hatch elétrico da Renault terá suas primeiras unidades entregues aos clientes em agosto deste ano. Com um preço inicial de R$ 142.990, o novo Renault Kwid E-Tech é o carro elétrico mais barato do Brasil atualmente.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações