BMW revela SUV que muda de cor com a força do pensamento

Projetado em parceria com a startup Brainboost, BMW iX Flow utiliza neurotecnologia que muda a cor do carro através de estímulos no cérebro

24 mai 2022 - 05h00
BMW iX Flow utiliza neurotecnologia para mudar de cor
BMW iX Flow utiliza neurotecnologia para mudar de cor
Foto: BMW/Divulgação

Já pensou em mudar a cor do carro apenas com a força do pensamento? Em breve, isso pode ser possível. Depois de mostrar um BMW iX que mudava de cor com o toque de um botão na CES 2022, a montadora alemã revelou neste mês uma unidade do SUV elétrico que troca de cor através de estímulos cerebrais. O novo BMW iX Flow foi apresentado durante o evento radºhub, realizado em Munique nos dias 12 e 13 de maio.

O novo BMW iX Flow ganhou algumas melhorias em relação ao modelo revelado em janeiro deste ano, na CES. “Já introduzimos mais melhorias na tecnologia desde a estreia dele na CES. Anteriormente, as mudanças entre os padrões de cores ocorriam apenas em uma transição gradual. Agora, a eletrônica de controle foi ajustada para permitir transformações instantâneas, levando a um efeito visual ainda mais impressionante”, afirma Stella Clarke, líder de projeto do BMW iX Flow. 

Publicidade
BMW iX Flow muda de cor através de estímulos cerebrais
Foto: BMW/Divulgação

A carroceria do BMW iX Flow é laminada em uma película especial contendo milhões de cápsulas de cores. Quando estimulados por sinais elétricos, pigmentos brancos carregados negativamente ou pretos carregados positivamente se acumulam na superfície, alterando assim a cor exterior. Projetado em parceria com a startup Brainboost, o BMW iX Flow utiliza neurotecnologia e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a saúde mental. 

BMW iX Flow tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a saúde mental
Foto: BMW/Divulgação

Com a ajuda da Brainboost, o BMW iX Flow foi conectado diretamente ao cérebro dos representantes do radºhub usando um eletroencefalograma (EEG), que registra a atividade elétrica. Uma animação especial era ativada se os representantes conseguissem manter esse estado por vários segundos. 

Assim, os participantes puderam gradualmente se acalmar e relaxar seus cérebros sob a orientação dos especialistas da startup e com o ajuste do neurofeedback através do iX Flow. De acordo com a BMW, esse feedback amadurece o conhecimento sobre quais estratégias funcionam melhor para desligar a própria atividade cerebral para relaxamento, por exemplo, no dia a dia do trabalho. 

Carroceria do BMW iX Flow tem película com milhões de cápsulas de cores
Foto: BMW/Divulgação

“Os padrões de cores do BMW iX Flow reagem à atividade cerebral e refletem o nível de atividade”, explica Philipp Heiler, CEO da Brainboost. “Quando o cérebro está em repouso, as mudanças de padrões no iX Flow também se tornam mais calmas e rítmicas”, finaliza. O objetivo da marca alemã também é desenvolver novas tecnologias que permitam desenvolver e aprimorar novas formas de personalizar a experiência de condução.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se