Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

BMW revela SUV que muda de cor com a força do pensamento

Projetado em parceria com a startup Brainboost, BMW iX Flow utiliza neurotecnologia que muda a cor do carro através de estímulos no cérebro

24 mai 2022 05h00
Compartilhar
BMW iX Flow utiliza neurotecnologia para mudar de cor
BMW iX Flow utiliza neurotecnologia para mudar de cor
Foto: BMW/Divulgação

Já pensou em mudar a cor do carro apenas com a força do pensamento? Em breve, isso pode ser possível. Depois de mostrar um BMW iX que mudava de cor com o toque de um botão na CES 2022, a montadora alemã revelou neste mês uma unidade do SUV elétrico que troca de cor através de estímulos cerebrais. O novo BMW iX Flow foi apresentado durante o evento radºhub, realizado em Munique nos dias 12 e 13 de maio.

O novo BMW iX Flow ganhou algumas melhorias em relação ao modelo revelado em janeiro deste ano, na CES. “Já introduzimos mais melhorias na tecnologia desde a estreia dele na CES. Anteriormente, as mudanças entre os padrões de cores ocorriam apenas em uma transição gradual. Agora, a eletrônica de controle foi ajustada para permitir transformações instantâneas, levando a um efeito visual ainda mais impressionante”, afirma Stella Clarke, líder de projeto do BMW iX Flow. 

Publicidade
BMW iX Flow muda de cor através de estímulos cerebrais
Foto: BMW/Divulgação

A carroceria do BMW iX Flow é laminada em uma película especial contendo milhões de cápsulas de cores. Quando estimulados por sinais elétricos, pigmentos brancos carregados negativamente ou pretos carregados positivamente se acumulam na superfície, alterando assim a cor exterior. Projetado em parceria com a startup Brainboost, o BMW iX Flow utiliza neurotecnologia e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a saúde mental. 

BMW iX Flow tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a saúde mental
Foto: BMW/Divulgação

Com a ajuda da Brainboost, o BMW iX Flow foi conectado diretamente ao cérebro dos representantes do radºhub usando um eletroencefalograma (EEG), que registra a atividade elétrica. Uma animação especial era ativada se os representantes conseguissem manter esse estado por vários segundos. 

Assim, os participantes puderam gradualmente se acalmar e relaxar seus cérebros sob a orientação dos especialistas da startup e com o ajuste do neurofeedback através do iX Flow. De acordo com a BMW, esse feedback amadurece o conhecimento sobre quais estratégias funcionam melhor para desligar a própria atividade cerebral para relaxamento, por exemplo, no dia a dia do trabalho. 

Carroceria do BMW iX Flow tem película com milhões de cápsulas de cores
Foto: BMW/Divulgação

“Os padrões de cores do BMW iX Flow reagem à atividade cerebral e refletem o nível de atividade”, explica Philipp Heiler, CEO da Brainboost. “Quando o cérebro está em repouso, as mudanças de padrões no iX Flow também se tornam mais calmas e rítmicas”, finaliza. O objetivo da marca alemã também é desenvolver novas tecnologias que permitam desenvolver e aprimorar novas formas de personalizar a experiência de condução.

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações