10 carros que serão lançados no Brasil ainda este ano

Fiat, Citroën, Peugeot, Honda, Hyundai, Ram e Volkswagen preparam novidades para o Brasil no segundo semestre deste ano (fora os SUVs)

25 jun 2022 - 11h47
(atualizado às 11h52)
Honda Civic
Honda Civic
Foto: Honda

Após o primeiro semestre de 2022, o mercado automotivo já teve algumas novidades importantes este ano em diferentes segmentos. Dentre elas, o segmento de picapes teve o lançamento da Nissan Frontier reestilizada, da Hilux GR-S e a chegada da enorme Ram 3500. No crescente segmento de luxo, a BMW apresentou o SUV elétrico iX, enquanto a Volvo lançou no Brasil o SUV cupê elétrico C40 e a Audi o novo Q3 Sportback nacional.

Além do segmento de SUVs, as montadoras também preparam algumas novidades para outras categorias, apesar da crise causada pela falta de componentes para a produção – com destaque para os semicondutores – que ainda afeta a indústria automotiva em escala global. Confira 10 carros que podem chegar ao Brasil ainda este ano.

Publicidade

Citroën C3

Com lançamento previsto para julho deste ano, o novo Citroën C3 será a principal aposta da marca francesa para 2022. O novo hatch será produzido em Porto Real (RJ), e utiliza a plataforma modular CMP, a mesma do Peugeot 208. Sob o capô, o novo Citroën C3 deve trazer inicialmente o motor 1.0 Firefly de 75 cv e 95 Nm (g/e) do Fiat Argo nas versões de entrada e o 1.6 aspirado de 120 cv (g/e) oferecido no C4 Cactus nas opções topo de linha.

O novo Citroën será a principal ficha da reconstrução da marca francesa no Brasil, que atualmente conta apenas com o modelo C4 Cactus em seu portfólio, além da van Jumpy, que é um veículo comercial. Além do hatch, a montadora francesa também pretende lançar futuramente no Brasil um novo SUV compacto e um sedã, ambos derivados do novo C3. A expectativa da Stellantis é a de que a Citroën seja uma das 10 marcas mais vendidas do Brasil. 

Citroën C3
Foto: Stellantis / Divulgação

Fiat Argo e Cronos CVT

Publicidade

Depois da Fiat Strada ganhar a opção de câmbio automático do tipo CVT, será a vez do hatch Argo e do sedã Cronos trazerem a nova opção de transmissão. Assim como na picape, o conjunto mecânico terá a mesma combinação que estreou no SUV Pulse, que traz motor 1.3 Firefly de 107 cv e 134 Nm associado a um câmbio automático do tipo CVT, que simula 7 marchas.

Além disso, o sedã Cronos deve ganhar ainda uma nova versão de entrada equipada com o motor 1.0 Firefly de 71/75 cv (g/e) e 91/95 Nm (g/e) do Fiat Argo. Conforme antecipamos no Guia do Carro nesta semana, o Cronos e o Argo 2023 devem ganhar algumas mudanças pontuais no visual, como uma nova grade frontal, novas rodas e o volante do Fiat Pulse. As novidades devem estrear já em julho deste ano.

Fiat Argo
Foto: Stellantis

Honda Civic

Lançada globalmente no ano passado, a nova geração do Honda Civic chegará importada ao Brasil no último trimestre deste ano, importado, em versão única. Ao contrário do modelo atualmente vendido no Brasil, a 11ª geração do Civic aposta em um design mais conservador, com linhas inspiradas no irmão maior Accord. Na dianteira, o destaque fica para os novos faróis mais finos e capô mais longo e baixo. Na traseira as lanternas ficaram maiores e agora invadem a tampa do porta-malas.

Por dentro, o interior ganhou visual minimalista e um novo painel digital de 10,2’’, além da central multimídia de 9’’ com aspecto flutuante. Sob o capô, o novo Honda Civic vendido no Brasil terá motorização híbrida e fará até 20 km/l. O conjunto deve ser o mesmo que estreou no modelo vendido na Tailândia, que traz três motores, sendo dois deles elétricos. Juntos, eles oferecem 184 cv e 315 Nm. Em 2023, será a vez do esportivo Civic Type-R chegar ao mercado brasileiro.

Publicidade
Honda Civic
Foto: Honda

Hyundai HB20

Lançado em 2019, o atual Hyundai HB20 terá mudanças importantes em 2022. Já flagrado em testes, o modelo mais vendido da sul-coreana passará por mais uma reestilização em julho. Na dianteira, o HB20 deve ganhar novos faróis e um novo para-choque, com traços inspirados no i20 vendido na Europa. Já a traseira deve ganhar novas lanternas de LED em formato mais fino, além de novos para-choques. O sedã HB20S deve acompanhar as mudanças estéticas do hatch.

Por dentro, o novo HB20 também deve ganhar novos materiais de acabamento e novidades da lista de equipamentos. Sob o capô, os motores 1.0 e 1.0 turbo devem ser mantidos. No entanto, a opção aspirada deve ganhar modificações para se tornar mais eficiente e potente, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Já as versões equipadas com motor turbo devem manter as opções de câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas. 

Projeção do novo Hyundai HB20 2023
Foto: Kleber Silva / KDesign

Jeep Gladiator

Derivada do Jeep Wrangler, a picape Gladiator já foi confirmada para o Brasil. Com visual robusto e diferentão, a Jeep Gladiator será um carro de imagem para a Stellantis no mercado brasileiro. Já flagrada em testes no país, a nova picape chegará ao país já em julho, importada dos EUA. Assim como o Wrangler, a Gladiator terá teto e portas removíveis, além de um para-brisa rebatível. Outra novidade será uma câmera frontal off-road, que oferece visão total dos obstáculos frontais em terrenos fora-de-estrada.

Já oferecida na Argentina, a picape Jeep Gladiator deve chegar ao Brasil na versão Rubicon, com um motor V6 3.6 a gasolina de 289 cv associado a um câmbio automático de 8 marchas, sempre com tração 4x4 com reduzida. Com porte maior do que as atuais picapes médias, a Jeep Gladiator deve ser vendida com preços em torno de R$ 450 mil.

Publicidade
Jeep Gladiator
Foto: Stellantis/Divulgação

Peugeot Landtrek

Inicialmente prevista para estrear em 2021, a Peugeot Landtrek deve chegar ao mercado brasileiro em setembro deste ano. Desenvolvida em parceria com a chinesa Changan, a picape média da Peugeot será produzida no Uruguai pela Nordex, o que livra o modelo das taxas de importação para mercados fora do Mercosul e México. A Peugeot Landtrek será concorrente da Toyota Hilux e Chevrolet S10.

De acordo com o site Autos Segredos, a Landtrek vendida no Brasil deve contar com um motor 2.0 turbodiesel de 180 cv e 400 Nm de torque sob o capô. Ele será sempre associado a um câmbio automático de 6 marchas. Com tração nas quatro rodas, a nova picape média da Stellantis deve ser vendida em versão única com um pacote recheado de equipamentos. A ideia é que a Peugeot Landtrek possa ajudar a marca francesa a crescer em vendas no Brasil e na Argentina, sobretudo no aquecido segmento de picapes.

Peugeot Landtrek
Foto: PSA / Divulgação

Ram 1500 Classic

Já flagrada em testes no Brasil, a Ram 1500 pode ser o próximo lançamento da montadora americana no mercado brasileiro. De acordo com o site Autos Segredos, a nova Ram 1500 Classic será a picape de entrada da marca no país. Ela deve chegar ao mercado importada do México ainda em 2022, em pelo menos duas versões de apelo distinto: a opção Laramie, que oferece visual e acabamento mais requintados, e a R/T, de perfil esportivo.

Oficialmente, a Ram nega o lançamento da 1500 Classic no Brasil. No entanto, o site mineiro indica que a picape terá no Brasil o motor V8 mais barato do mercado. Trata-se de um Hemi V8 5.7 de 395 cv de potência e 548 Nm de torque, sempre com tração 4x4 e associado a um câmbio automático ZF de 8 marchas. Medindo 5,81 m de comprimento, a Ram 1500 Classic tem capacidade de carga para 554 kg, podendo ainda rebocar até 4.499 kg.

Publicidade
Ram 1500 Classic
Foto: Stellantis/Divulgação

Volkswagen Polo

A reestilização do Polo deve ser o principal lançamento da Volkswagen em 2022 no Brasil. Por fora, a versão brasileira do hatch deve acompanhar parte das mudanças do Polo europeu, que tem visual inspirado na oitava geração do Golf. Na dianteira, os faróis terão contornos irregulares, enquanto a grade terá uma barra horizontal de led em algumas versões. Os para-choques também são novos. Já na traseira, as lanternas do Polo nacional devem manter o formato atual, ganhando apenas novos elementos internos. 

Por dentro, o hatch ganhará o novo volante da marca e painel digital em todas as versões. Sob o capô, o destaque será o motor 1.0 TSI com uma calibração semelhante à utilizada no Up, oferecendo 105 cv e 170 Nm, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Essa versão terá foco no baixo consumo de combustível, e fará até 16,5 km/l com gasolina. Os atuais motores 1.0 TSI e 1.4 TSI também devem ser mantidos. O novo Volkswagen Polo deve chegar ao mercado em meados de julho ou agosto deste ano.

Volkswagen Polo
Foto: VW/Divulgação

Volkswagen Virtus

Assim como o Volkswagen Polo, o Virtus está prestes a ganhar um novo design. Lançado em 2018, o sedã pode ter um visual distinto do modelo hatch, que acompanhará as mudanças do modelo europeu. De acordo com rumores, o novo Virtus pode ganhar uma dianteira exclusiva, com linhas inspiradas no sedã médio Jetta e no crossover Nivus. Por dentro, o modelo ganhará o novo volante do Nivus e terá painel de instrumentos digital em todas as versões. 

Assim como o Polo, o novo Virtus também terá uma versão equipada com o motor 1.0 TSI do Up, que poderá ser associado a um câmbio manual de 5 marchas ou um automático de 6. Essa versão fará até 16,3 km/l com gasolina. As demais versões podem manter o atual 1.0 TSI de 128 cv e o 1.4 TSI de 150 cv. Assim como o Polo, o novo Virtus também deve ganhar airbags de cortina e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem autônoma emergencial.

Publicidade
Volkswagen Virtus
Foto: VW/Divulgação
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se