Oferecimento

Um forno elétrico consome tanto quanto 65 geladeiras ligadas ao mesmo tempo

Melhor aliado na cozinha, pior inimigo da conta de energia

10 set 2025 - 14h14
(atualizado em 12/9/2025 às 10h22)
Foto: Xataka

Não tem como. Alguns eletrodomésticos estão presentes em quase todos os lares e o forno elétrico é um deles. O problema: a maioria das pessoas não percebe o quanto seu forno consome. É de conhecimento geral que uma geladeira pesa bastante na conta de energia. Também sabemos que uma secadora em funcionamento consome bastante. Um forno elétrico que aquece bastante é ainda pior.

Um forno elétrico geralmente tem potência entre 2.000 e 5.000 W. No uso, isso pode representar cerca de 40 a 90 kWh por mês, dependendo da frequência e duração das preparações. Para comparação, uma geladeira geralmente opera entre 300 e 800 W de potência nominal.

Publicidade

Por que essa diferença? Simplesmente porque o forno precisa gerar e manter altas temperaturas; a geladeira, por outro lado, apenas estabiliza o frio interno. Resultado: quando o forno aquece, a curva de consumo dispara e pode equivaler, em um dado momento, ao funcionamento de dezenas de geladeiras.

Um estudo realizado em 100 lares franceses mostrou que um forno elétrico pode chegar a 224 kWh por ano. Outros aparelhos do dia a dia, como a geladeira, quase nunca atingem números assim. É claro que tudo varia de acordo com o tamanho, modelo e tempo de uso dos fornos: quanto maior a potência e a duração do uso, maior o consumo de energia.

Alguns modelos de forno elétrico continuam consumindo energia mesmo desligados (ou seja, em modo stand-by). Normalmente, eles mantêm um relógio ou um painel aceso enquanto estão em espera. Um estudo realizado em ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Um painel solar ficou em órbita por sete anos; agora sabemos que fazendas fotovoltaicas no espaço são viáveis

Esqueça o "pequeno passo para o homem": nova corrida à Lua não é pela glória, mas pelo controle de recursos

Dois estudantes tornaram realidade invenção que a NASA guardou na gaveta: um robô esférico incapaz de tombar

Grandes empresas de tecnologia não param de demitir seus engenheiros, mas aceleram contratações

Microsoft adota nova estratégia para amortizar sua IA: demitir vendedores para contratar outros com experiência em IA

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações