A Tesla revelou nesta quinta-feira, 10, o protótipo de seu primeiro carro totalmente autônomo. O Cybercab é projetado para realizar serviços de robô-táxi e tem como promessa ser capaz de transportar passageiros para qualquer destino sem intervenção humana. O anúncio foi realizado nos estúdios da Warner Bros., na Califórnia, em um evento chamado "We, Robot", em um menção a clássica obra de ficção científica de Isaac Asimov, "I, Robot".
O CEO Elon Musk foi o responsável por apresentar o carro. No palco do evento ele afirmou que o veículo totalmente autônomo que não tem volante nem pedais, "provavelmente" estará em produção em 2026 e deve custar menos de 30 mil dólares.
Musk não forneceu um cronograma claro para quando a empresa receberia a aprovação regulatória necessária para vender o veículo ou operá-lo em vias públicas. "Não vamos nos aprofundar em nuances aqui", disse, depois que um participante do evento gritou na plateia perguntando quando o Cybercab estaria disponível.
O design futurista aplicado no Cybercab tem portas que abrem para cima e conta com lugares para dois passageiros, já que dispensa a necessidade de um motorista. "Será como sentar em um pequeno e confortável lounge", disse o bilionário.
Durante o evento, Musk ainda revelou mais uma novidade da montadora, o Robovan. O veículo elétrico foi pensado para transporte de passageiros e comporta até 20 pessoas. Musk, no entanto, não revelou mais detalhes sobre produção, valores e lançamento.
Os anúncios acontecem após anos de de previsões incorretas de Musk com relação a autonomia de veículos. Em 2015, o bilionário afirmou que um carro totalmente automatizado seria uma realidade nos próximos dois anos. Um ano depois, falava em um veículo para 2019 tão seguro que o usuário poderia até mesmo dormir durante o transporte. Apesar disso, como muitas montadoras descobriram posteriormente, a direção autônoma é uma tarefa complexa.
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— Tesla (@Tesla) October 11, 2024
Os veículos atualmente disponíveis no mercado pela Tesla contam com recursos de assistência ao motorista chamados Autopilot e Full Self-Driving, nesses casos, a montadora diz que eles ainda exigem que um motorista humano esteja pronto para assumir o controle o tempo todo. A empresa já enfrenta uma série de ações judiciais relacionadas a acidentes fatais envolvendo os veículos. /Com AFP e WP