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Robô bartender prepara bebidas e conversa com clientes que precisam de atenção

O BRILLO foi projetado para oferecer uma interação personalizada conforme as necessidades de cada usuário

9 ago 2022 - 14h54
(atualizado às 17h21)

Pesquisadores da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália, desenvolveram um robô bartender que não apenas prepara bebidas e as serve aos clientes, como também consegue interagir com eles de forma personalizada, conforme as necessidades de cada pessoa.

Segundo os pesquisadores, o novo sistema robótico batizado de BRILLO foi projetado para reproduzir algumas características sociais de um bartender de verdade, como conversar com clientes regulares e oferecer um feedback com perguntas e respostas de maneira natural.

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"Para assumir efetivamente o papel de bartender, um robô deve não apenas ser capaz de interagir com humanos, mas também criar um perfil dos usuários. Isso permitiria personalizar suas interações com clientes regulares, aumentando a probabilidade de eles gostarem e continuarem usando o serviço de atendimento robótico", explica a coordenadora do projeto Sílvia Rossi.

BRILLO

Como era preciso dar uma aparência mais amigável ao robô, os cientistas criaram um busto humanoide com dois braços mecânicos para quem ele pudesse preparar as bebidas. Um monitor funciona como um rosto humano, reproduzindo diferentes tipos de expressões faciais.

Foto: Reprodução/University of Naples Federico II / Canaltech

O BRILLO também possui um microfone, um alto-falante e uma câmera acoplada para captar imagens dos clientes e sua linguagem corporal, permitindo que o robô processe o que as pessoas estão dizendo e responda com termos coerentes, de acordo com o desenrolar de cada conversa.

"Nosso robô cria perfis de usuários que permitem adaptar seus tópicos de conversa para clientes regulares, lembrando seus interesses e se eles preferem se envolver em diálogos mais sérios ou engraçados. Um bartender não deve ser apenas aquele que se lembra dos gostos, mas também da vida cotidiana dos clientes", acrescenta Rossi.

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Interação individual

A personalização de cada conversa é possível graças a um sistema de registro que analisa e armazena interações passadas entre o robô e o cliente, combinado com um sistema de engajamento que melhora a experiência do usuário por meio de uma avaliação comportamental feita em tempo real.

Essa abordagem permite que o BRILLO processe o que cada pessoa está dizendo com dicas não verbais, determinando o humor dos clientes, se eles estão atentos à conversa e que tipo de bebida preferem. Todas essas informações são armazenadas e utilizadas para orientar interações futuras.

"Por enquanto, nós testamos nosso protótipo em um ambiente controlado de laboratório. Os resultados foram promissores, mas precisamos realizar mais experimentos em ambientes do mundo real, permitindo que clientes diferentes interajam por mais tempo com o BRILLO para validar efetivamente nossa hipótese", encerra Sílvia Rossi.

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